AES Brasil, Instituto Totum e Unilever realizam live para disseminar conhecimentos sobre a importância dos I-RECs

Webinar sobre certificado de energia renovável esclarece dúvidas e os benefícios da certificação às empresas

April 4, 2022

Em continuidade à série de webinários Energia em Foco, a AES Brasil, com a participação do Instituto Totum e da Unilever, promove, no próximo dia 27, a live “Conhecendo os I-RECs: como os certificados de energia renovável podem beneficiar a empresa”. O evento será totalmente online, aberto ao público e gratuito.

Mediado pela coordenadora de Sustentabilidade da AES Brasil, Andrea Santoro, o webinar reunirá o órgão certificador, Instituto Totum, que terá a oportunidade de mostrar a importância das certificações às empresas e, também, o cliente, Unilever, que ao adquirir os certificados tem a oportunidade de comprovar a rastreabilidade da energia comprada. Além disso, contará com a participação de Thiago Sendon, da área de Comercialização de Energia da Companhia, que apresentará a visão comercial e demanda do mercado para os I-RECs.

O combate aos efeitos das mudanças climáticas tem sido prioridade nos compromissos globais e nas estratégias de grandes empresas. A escolha em consumir energia elétrica renovável é um importante caminho nesse sentido e os RECs garantem essa opção de compra,”, explica Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade da AES Brasil, ressaltando que em 2021 a Companhia foi a que mais comercializou certificados de energia renovável, totalizando um milhão de I-RECs.

Os I-RECs rastreiam a energia gerada e, consequentemente, o consumo do cliente pode ser reportado como renovável se ele possuir as certificações. Por serem aceitos como instrumento de rastreabilidade para o escopo de energia por diversos protocolos, o cliente se beneficia por meio da redução das emissões de seu inventário”, declara Luciano Figueredo, gerente de projetos do Instituto Totum.

Com a crescente preocupação no cenário mundial com os quesitos ESG, principalmente em relação ao clima, a compra de I-REC ou REC é uma forma de atestar que a energia consumida provém de fonte renovável.  As empresas têm até o mês de maio deste ano para publicar as emissões de 2021 na ferramenta pública do Programa GHG Protocol, padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa.

No evento online os participantes terão a oportunidade de interagir com os representantes do Instituto Totum, Unilever e AES Brasil, por meio de perguntas. Os interessados podem fazer a inscrição em:  webserieaesbrasil.com.br

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,7 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

Andréa Almeidaandrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532