Com foco na sustentabilidade do negócio, companhia de geração de energia 100% renovável desenvolve Programa de Compliance focado em princípios éticos e mitigação de riscos.

Selo Pró-Ética, adesão ao Movimento Transparência 100% e Semana de Compliance reforçam compromisso da AES Brasil com a ética e integridade

December 1, 2023

Desde a aprovação da Lei 12.846/13, que ficou conhecida como Lei Anticorrupção, “compliance” tem sido uma palavra cada vez mais assídua no cotidiano das empresas brasileiras. O anuário “Análise Executivos Jurídicos e Financeiros”, por exemplo, mostrou que o percentual de grandes companhias nacionais com uma área dedicada ao tema subiu de 68% para 83% entre a promulgação do dispositivo em 2020. Na AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, esse tema é especialmente importante. Nos últimos dias, três notícias corroboraram o assunto como um dos pilares da gestão da companhia: o reconhecimento com o selo Pró-Ética, concedido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos, a adesão ao Movimento Transparência 100%, promovido pelo Pacto Global da ONU, e a realização de um evento interno totalmente focado em compliance.

Controladoria Geral da União reconhece AES Brasil com selo Pró-Ética

O reconhecimento com o selo Pró-Ética 2022-2023 foi anunciado em evento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) no dia 30 de novembro, em São Paulo. Estiveram presentes o CEO da AES Brasil, Rogério Jorge, além de Carlos Pompermaier, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação, e Renata Bertucci, Gerente de Compliance.

O selo existe desde 2010, fruto de uma parceria entre a CGU e o Instituto Ethos. Trata-se de um reconhecimento público para as empresas que se mostram comprometidas com a agenda de integridade, especificamente na implementação de medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude. “Nós ficamos muito felizes de ver a AES Brasil ser reconhecida em uma seleta lista, fruto de uma criteriosa avaliação da CGU. O Programa de Compliance é essencial para garantir que as nossas ações estejam alinhadas com os mais elevados padrões éticos em todas as nossas atividades. Compliance é mais que cumprir leis, nomas e regulamentos. É vivenciar princípios éticos, minimizar riscos e manter o foco na sustentabilidade do negócio. Para crescer de maneira sustentável, olhando para o futuro, precisamos ter uma mentalidade ética e íntegra”, diz Rogério Jorge.

Em alinhamento com o ODS 16 da ONU (Organização das Nações Unidas), que fala em “Paz, justiça e instituições eficazes”, o Programa de Compliance da AES Brasil está alicerçado em três pilares: informar, detectar e responder. Para isso, a companhia estruturou uma série de ações como análise prévia de parceiros, criação de um canal interno de denúncias e uma política de tolerância zero a retaliações, além de medidas disciplinares ou de remediação previstas em políticas como o Guia de Valores da companhia.

Movimento Transparência 100% e Compliance Week ratificam compromissos da AES Brasil

O compromisso com o tema foi o que levou a AES Brasil a aderir ao Movimento Transparência 100%, primeira iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil, cujo objetivo é encorajar e capacitar empresas para irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

Ainda dentro dos esforços da companhia com a promoção do Programa de Compliance, a AES Brasil realizou neste mês a Compliance Week, um evento interno para engajar os colaboradores para juntos trabalharem com o desenvolvimento das pautas de Integridade corporativa. A programação contou com palestra de Clóvis de Barros Filho (escritor e professor), Adriano Vargas (PwC), Paulo Lilla (sócio do escritório Lefosse) e Eleonora Fonseca (Chief Compliance Officer e DPO da BRK Ambiental).

“Ética e integridade gerenciadas a partir de controles e transparência nos diferenciam como empresa”, afirma Pompermaier. “Os sucessivos reconhecimentos de excelência são prova disso”, completa o executivo.