Projetos sociais da AES Brasil levam benefícios a municípios no interior de São Paulo

March 28, 2023

Iniciativas fazem parte do programa AES Brasil Gera+ e promoveram a capacitação para professores, cursos livres para jovens e apoio à economia local

São Paulo, 19 de janeiro de 2023 - Ao longo de 2022, a AES Brasil - empresa geradora de energia 100% renovável - em parceria com institutos, organizações sociais e poder público, realizou projetos sociais que impactaram positivamente 13 cidades do interior de São Paulo, onde estão localizados os empreendimentos da companhia. As iniciativas foram voltadas para crianças, jovens, professores e representantes do turismo local, com o intuito de promover ações de educação e inclusão produtiva.

No calendário de atividades foi concluído o projeto Rede de Parceiros Multiplicadores no Esporte, realizado em em Ouroeste, Indiaporã, Mira Estrela e Macedônia, para profissionais da área esportiva de escolas públicas. Já Bauru recebeu o Laboratório de Energia Criativa com cursos sobre design e inovação para jovens. Em Anhembi, São Manuel e São Pedro, a AES Brasil realizou o Projeto Impulso Empreendedor voltado para a cadeia produtiva do turismo.

Este ano também marcou o encerramento da 5a. edição do projeto Geração+, que levou educação ambiental para professores e alunos de escolas públicas de Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras.

As iniciativas fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

A AES Brasil entende as necessidades das comunidades e atua para que os objetivos traçados em conjunto com parceiros sejam alcançados, melhorando vidas e disseminando conhecimento. O programa tem como norte as políticas de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado, que direcionam a estratégia de atuação junto às comunidades vizinhas aos empreendimentos da companhia.

“No interior de São Paulo, esse ano, os projetos do Programa AES Brasil Gera+ foram focados nos pilares de inclusão produtiva e educação. As iniciativas visam a contribuir para o desenvolvimento sustentável, estimular o protagonismo dos jovens, além de fomentar o turismo como forma de geração de renda e inclusão produtiva”, disse Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil.

Geração+ | Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras

Já o projeto Geração+, em parceria com a LaFabbrica, foi criado com o objetivo de oferecer um programa educativo voltado para professores e estudantes do 2o. ao 5o. ano do ensino fundamental, permeando os temas sobre Energia Elétrica, Gestão de Resíduos Sólidos, Fauna e Flora, Lazer e Segurança, reforçando conceitos de sustentabilidade e dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Na 5a. edição da iniciativa, realizada em 2022, participaram 12 escolas, mais de 180 professores e 3 mil alunos das cidades de Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras.

Os docentes receberam duas formações sobre os temas para o melhor desenvolvimento das atividades, e os alunos participaram de debates e atividades lúdicas em sala de aula, como forma de incentivo à discussão sobre os temas abordados pelo projeto. Foram oferecidas oito videoaulas (duas para cada tema, uma destinada aos professores e outros aos estudantes), materiais e atividades com a participação de colaboradores voluntários da AES Brasil, além de kits de composteiras e insumos para a criação de jardins e hortas.

Rede de Parceiros Multiplicadores no Esporte | Ouroeste, Indiaporã, Mira Estrela e Macedônia

As cidades de Ouroeste, Indiaporã, Mira Estrela e Macedônia foram contempladas pelo projeto Rede de Parceiros Multiplicadores no Esporte, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), em parceria com a AES Brasil e as Secretarias de Educação de cada município, com o objetivo de qualificar e ampliar o repertório das práticas pedagógicas; e desenvolver a educação física de forma inclusiva, dando autonomia às crianças e adolescentes.

Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e coordenadores tiveram capacitações à distância e presencial e as escolas receberam materiais didáticos esportivos como apoio para as atividades desenvolvidas, como arcos, bolas de vôlei e futebol, cones e cordas elásticas. Ao todo, foram 79 participantes no modelo online e 53 presencialmente.

Lab de Energia Criativa | Bauru

Outra iniciativa realizada foi o Lab de Energia Criativa no município de Bauru, com patrocínio da AES Brasil, parceria com a Quest e apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon). O projeto teve como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e raciocínio crítico, além de fomentar o protagonismo e a liderança juvenil por meio de cursos livres e gratuitos de criatividade, design e inovação.

Durante 9 meses, quase 80 jovens entre 13 e 21 anos participaram de aulas semanais sobre modelagem 3D, programação e design thinking. Além disso, eles puderam incubar e catalisar suas iniciativas para gerar transformações positivas na sociedade. Os cursos foram realizados no Inova Bauru, espaço de inovação do Sedecon.

Projeto Impulso Empreendedor | Anhembi, São Manuel e São Pedro

O Projeto Impulso Empreendedor é uma iniciativa da AES Brasil em parceria com o Instituto do Meio, com objetivo de fomentar o empreendedorismo de Turismo nas cidades de Anhembi, São Manuel e São Pedro. A escolha do setor foi feita após um diagnóstico realizado nos municípios, com o apoio de representantes locais como instituições de classe, grupos produtivos, poder público, empresários e entidades de pesquisa.

Um dos resultados do projeto foi a criação de uma rota turística, que irá incluir atrações voltadas para a arte, costumes da região, paisagem e gastronomia. Um Comitê Gestor, composto por integrantes das três cidades, foi criado para representar cada município envolvido no projeto, beneficiando diretamente 33 pessoas.

A previsão de conclusão do Projeto Impulso Empreendedor é para maio de 2023. Após esse período, o Comitê seguirá promovendo esta articulação entre os empresários do setor turístico dos três municípios, visando um impacto contínuo na dinamização da economia regional.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

Contatos para imprensa – AES Brasil:

aes@inpresspni.com.br

Natália Baggio – natalia.baggio@inpresspni.com.br - (11) 99335-1865

Alexandre Carvalho – alexandre.carvalho@inpresspni.com.br - (11) 99329-0909

Samia El Saifi - samia.saifi@inpresspni.com.br - (11) 94004-1622

1.Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína.