Projetos sociais da AES Brasil levam benefícios a municípios do interior da Bahia

March 28, 2023

Programa AES Brasil Gera+, as iniciativas promoveram educação, cultura, segurança hídrica e empreendedorismo nas comunidades locais

São Paulo, 17 de janeiro de 2023 - Ao longo de 2022, a AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, realizou projetos sociais em cidades do interior da Bahia com o intuito de promover ações de segurança hídrica, inclusão produtiva e educação. Ao todo foram contempladas cinco cidades: Tucano, Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí,

No calendário de atividades foi concluída a construção de um reservatório de água para uma comunidade da cidade de Pindaí; e para desenvolver o empreendedorismo local pequenos produtores de Guanambi e Pindaí estão recebendo capacitações sobre agricultura familiar para que possam ampliar sua produção e geração de renda.

No âmbito da educação, a cidade de Tucano contou com a reforma e adaptação de uma creche, beneficiando mais de 200 crianças. Reforçando a importância de entretenimento e de aspectos lúdicos, entre agosto e setembro de 2022, quase 1.300 pessoas nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí tiveram a oportunidade de assistir sucessos do cinema ao ar livre no “Cine na Praça Itinerante.

As iniciativas fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

A AES Brasil entende as necessidades das comunidades e atua para que os objetivos traçados em conjunto com parceiros sejam alcançados, melhorando vidas e disseminando conhecimento. O programa tem como norte as políticas de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado, que direcionam a estratégia de atuação junto às comunidades vizinhas aos empreendimentos da companhia.

“No interior da Bahia, ano passado, os projetos do Programa AES Brasil Gera+ foram focados nos pilares de segurança hídrica, inclusão produtiva e educação. As iniciativas visaram contribuir para o desenvolvimento sustentável, estimular o empreendedorismo, além de apoiar a educação por meio de apoio na adequação de uma unidade educativa, para oferecer ambientes que estimulem o aprendizado”, disse Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil.

Conheça mais detalhes das iniciativas realizadas pela AES Brasil em benefício da população da Bahia:

Segurança Hídrica - Construção de reservatório de água em Pindaí

Articulado junto à Prefeitura do município e os moradores da comunidade de Contendas em Pindaí, o Grupo IK, Insect Kill Saneamento Ambiental, em parceria com a AES Brasil construiu um reservatório de 50 mil litros para o armazenamento de água proveniente da nascente. O objetivo da ação foi melhorar o acesso à água para a comunidade. O reservatório foi entregue em maio de 2022.

Para garantir a qualidade da água, a iniciativa ofereceu uma capacitação para o técnico da prefeitura que é responsável pela manutenção do reservatório. Já os residentes da comunidade tiveram oficinas sobre conscientização em recurso hídrico, cuidados e higiene.

Inclusão Produtiva

A AES Brasil em parceria com a Adel - Agência de Desenvolvimento Econômico Local, está desenvolvendo projeto de impacto social de desenvolvimento rural sustentável, com a participação de 50 agricultores locais que atuam em modalidade de agricultura familiar voltada primordialmente para subsistência, com comercialização de excedentes. O projeto teve início em 2022 e oferece capacitações para 40 produtores rurais, sobre diversas temáticas dentre eles: associativismo, cooperativismo, Horticultura e Manejo Agroecológico dos Solos e adubos orgânicos etc. para pequenos agricultores das comunidades de Contendas e Tabua (Pindaí) e Tabua dos Alves (Guanambi)

Para contribuir com a melhoria da produção e potencializar a geração de renda desses produtores no mercado local são realizadas sessões e visitas de campo mensais de assessoria técnica e gerencial nos processos de produção, gestão e venda. Também acontecem articulações para inserir os agricultores em programas de A conclusão está prevista para final do primeiro semestre de 2023.

Cine na Praça Itinerante

Como forma de levar mais cultura para cidades no interior da Bahia, a AES Brasil patrocinou o projeto Cine na Praça Itinerante, realizado entre os dias 11 de agosto e 02 de setembro. No total foram quase 1.300 espectadores das cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí.

A ação, realizada em parceria com a Quest, ofereceu também uma oficina de Stop Motion, com o uso de materiais recicláveis para a confecção dos personagens dos filmes, que contou com a participação de quase 150 alunos da rede pública dos municípios.

Reforma de espaços em Creche - Tucano (BA)

A AES Brasil, em conjunto com a Unipar e parceria com a Rede Educare e Secretaria Municipal de Educação, realizou um projeto de educação no município de Tucano, finalizado em maio de 2022. O objetivo foi contribuir com o desenvolvimento local por meio de iniciativas educacionais e da melhoria da qualidade do espaço escolar para o desenvolvimento das crianças e qualificação dos educadores.

A escola participante foi a Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Aras, localizada no Distrito de Caldas do Jorro, que atende mais de 200 crianças de 1 a 3 anos. A ação realizada consistiu na reforma e adaptação em três espaços da creche: “Cantinho do Aprender”, uma brinquedoteca com novos móveis, brinquedos e livros educativos; “Cantinho do Brincar”, com novo playground e revitalização da área, e o “Cantinho do Comer”, com novo refeitório, mesas adequadas e ambientação lúdica.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

Contatos para imprensa – AES Brasil:

Natália Baggio – natalia.baggio@inpresspni.com.br - (11) 99335-1865

Alexandre Carvalho – alexandre.carvalho@inpresspni.com.br - (11) 99329-0909

Samia El Saifi - samia.saifi@inpresspni.com.br - (11) 94004-1622

1.Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína.