Com o apoio da AES Brasil, iniciativa celebra resultados de ações realizadas com profissionais do esporte de escolas públicas nos municípios de Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela e Ouroeste

Projeto conclui capacitação de profissionais da educação no interior de São Paulo

November 10, 2022

Após aperfeiçoar as aulas de educação física e o esporte como ferramenta educacional na rede pública de educação, o Instituto Esporte & Educação (IEE), com a parceria da AES Brasil e das Secretarias de Educação, finaliza o Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. A iniciativa, que teve início em 2021 e faz parte do Programa Caminhos AES Brasil, aconteceu nos municípios paulistas de Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela e Ouroeste.

Com a participação de 70 profissionais da área da educação, como professores, gestores, coordenadores envolvidos com a temática do Esporte Educacional, a ação teve o objetivo de qualificar as práticas pedagógicas; ampliar o repertório de atividades de ensino e aprendizagem; e desenvolver a educação física de forma inclusiva, dando autonomia às crianças e adolescentes.

“O maior aprendizado foi a participação e interação nas atividades que devem ser para todos de forma simples e desafiadora. Levarei para a prática as ideias de desenvolvimento das atividades nas aulas” comenta o Professor Paulo Roberto dos Reis, cursionista do projeto.

Para Adriano Rossetto Junior, Coordenador Pedagógico do IEE, a iniciativa potencializou a democratização e os acessos ao Esporte Educacional para mais crianças e adolescentes do território. "Agregamos a participação de mais três municípios próximos, ampliando o número de educadores atendidos. Neste período, os professores ampliaram o acervo de práticas pedagógicas da cultura corporal, e se instrumentalizaram para desenvolver o esporte que favorece a inclusão, diversidade, diálogo, educação integral e a autonomia, ou seja, a formação de cidadãos praticantes de esporte."

O encontro final será realizado no mês de julho com a apresentação de um seminário referente às boas práticas pedagógicas. Durante a ocasião, os educadores apresentarão os resultados de suas atividades por meio de vídeos, power point, fotos ou instalações. Além disso, como parte do projeto, foram entregues materiais didáticos que possibilitarão a melhoria das atividades oferecidas aos alunos como arcos, bolas de vôlei, bolas de futebol, cones e cordas elásticas.

“Acreditamos que o projeto contribuiu para a qualificação dos professores e conseguiu trazer o resultado esperado, engajando os profissionais e desenvolvendo boas práticas de educação aliadas ao esporte. A AES Brasil prioriza ações na área de educação e desenvolvimento das comunidades, por isso, busca sempre contribuir com a promoção de impactos sociais e educacionais positivos nas regiões onde atua”, explica Andrea Santoro, gerente de Sustentabilidade da AES Brasil.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,5 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

Andréa Almeidaandrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532
Luiza Machado -
luiza.machado@inpresspni.com.br | Cel (13) 98181-2670

Sobre o Instituto de Esporte & Educação (IEE)

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE:

Site: www.esporteeducacao.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Informações para imprensa – Instituto de Esporte & Educação:

ZDL

Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723