No último ano, a Companhia conservou os investimentos em ações socioambientais na região

Iniciativas da AES Brasil reforçam o compromisso ambiental na região da Usina Hidroelétrica de Caconde

February 25, 2022

Caconde, junho de 2021 – Em 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a AES Brasil exerce um papel importante na preservação dos ecossistemas do planeta. A Companhia promove várias ações que ocorrem em sua grande parte no entorno dos reservatórios de suas usinas hidrelétricas e complexos solares e eólicos, responsáveis por uma fatia importante da energia gerada para o País.

Mesmo com os desafios sem precedentes que surgiram por conta da disseminação do novo coronavírus, a AES Brasil tem reforçado o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental no entorno da Usina Hidroelétrica de Caconde.

A recuperação de nascentes e o monitoramento da qualidade da água do reservatório da hidroelétrica, que consiste na coleta de amostras para análise dos parâmetros físicos, químicos e biológicos são programas ambientais que a Companhia mantém na região.

Além do cuidado com a água, também estão sendo contempladas entre as ações protetivas e de recuperação no reservatório da usina de Caconde dois projetos específicos de conservação e proteção da fauna local. Entre eles o Programa de Manejo Pesqueiro, voltado para o repovoamento de peixes ameaçados de extinção, que introduziu em 2020, 130 mil alevinos, sendo 60 mil da espécie de Pacu Guaçu e 70 mil de Curimbatás nos reservatórios da usina.

O “Lobos do Pardo”, projeto em parceria com a ONG Instituto Pró-Carnívoros e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio/MMA, avalia as ameaças à sobrevivência dos lobos-guará encontrados na região do Rio do Pardo e tem traçado estratégias para melhorar as condições de sua sobrevivência.

“Está em nosso DNA a promoção da ética e da sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Por isso, há mais de 20 anos, a empresa busca contemplar iniciativas socioambientais que contribuam com as características e as necessidades locais”, explica Odemberg Veronez, coordenador de Condicionantes de Licenciamentos da AES Brasil, ressaltando que neste ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a Companhia permanece atuando com seus programas ambientais na região da UHE de Caconde.

Para este ano, o Programa de Manejo Pesqueiro ainda tem a meta de soltar mais 130 mil alevinos no reservatório. Além disso, ações de educação ambiental também deverão ser retomadas na comunidade local.

 

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,0 GW. Toda a energia gerada é proveniente de nove usinas hidráulicas, três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que estão localizadas no estado de São Paulo, dos Complexos Eólicos Alto Sertão II (BA), Ventus (RN) e MS e Santos (CE e RN) e dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste (SP). Além disso, conta ainda com o Complexo Eólico Tucano em construção na Bahia com 322 MW e um pipeline de projetos, chamado Complexo Eólico Cajuína (RN), formando um novo cluster de geração no Rio Grande do Norte.

 

Informações para imprensa

InPress Porter Novelli

Andréa Almeida andrea.almeida@inpresspni.com.br

Gabriella Brito – gabriella.brito@inpresspni.com.br

(11) 99246-4532 e (11) 94264-6300