Ebitda foi de R$ 1 bilhão no ano; resultado permitiu distribuição de dividendos, que no total representarão um payout de 116% com yield anualizada de 7,4%

AES Tietê fecha 2019 com crescimento de Receita Líquida e Lucro Líquido

February 27, 2023

São Paulo – A AES Tietê fechou o ano de 2019 com Lucro Líquido de R$ 300,1 milhões, alta de 4,2% em relação a 2018, e Receita Líquida de mais de R$ 2 bilhões, alta de 6,6% em comparação ao ano anterior. O Ebitda foi de R$ 1 bilhão – 2,3% acima de 2018 – com margem de 50,2%.

A evolução apresentada em 2019 pela AES Tietê se deve a vários fatores, entre eles:

• contribuição integral do Complexo Solar Guaimbê nos resultados e início das operações do Complexo Solar Ouroeste. Em 2019, as fontes não hídricas – Complexo Solar Guaimbê, Complexo Solar Ouroeste e Alto Sertão II – trouxeram um Ebitda de R$ 289,2 milhões para a companhia;
  • refinanciamento de R$ 2,2 bilhões da dívida da companhia com a 9ª emissão de debêntures, que permitiu um alongamento de prazo, aliado a melhores custos, além da flexibilização dos covenants;
  • assinatura do acordo de opção de compra de um pipeline eólico na Bahia, o complexo Eólico Tucano, com 582 MW de capacidade instalada. O início da construção do Complexo está previsto para 2021;
  • criação de uma joint venture com a Unipar Carbocloro para a construção e desenvolvimento da primeira fase do Complexo Eólico Tucano, com 155 MW de capacidade instalada e PPA de 20 anos; e
  • assinatura de um PPA de 15 anos com a Anglo American, equivalente a mais 167,4 MW da capacidade do Complexo Eólico Tucano.

Na avaliação da vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da AES Tietê, Clarissa Sadock, os resultados demonstram a diligência na execução das estratégias comerciais e de crescimento da Companhia. “O ano de 2019 foi marcado por importantes negócios efetivados. Inicialmente pelo acordo de opção da compra do pipeline eólico na Bahia, o Complexo Tucano, para desenvolvermos 582 MW. A atuação comercial na prospecção de clientes contribuiu para formalização de dois contratos de longo prazo em Tucano, somando 322,4 MW. Além disso, finalizamos a construção do Complexo Solar Ouroeste com 144 MW de capacidade instalada.

O sólido resultado do ano permitiu a distribuição de R$ 347 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio, incluindo a proposta do quarto trimestre” observa.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, e um complexo eólico, Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou seu plano de investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.

www.aestiete.com.br

Informações para imprensa AES Tietê:

In Press Porter Novelli

Aline Oliveira – aline.silva@temp.inpresspni.com.br