AES Brasil terá o Complexo Eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte, operado exclusivamente por mulheres

March 28, 2023

• A presença da companhia no Rio Grande do Norte abrange ainda capacitação de mulheres para atuar no setor, fomento à inovação e projetos sociais voltados para a segurança hídrica e inclusão produtiva

• Também da AES Brasil, Complexo Eólico de Tucano, na Bahia, já tem presença 100% feminina

Natal, fevereiro de 2023 – A AES Brasil anunciou que o Complexo Eólico Cajuína será operado 100% por mulheres. O comunicado foi realizado durante evento inaugural da Especialização Técnica para mulheres com foco em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, realizado em Natal (RN). O modelo de operação exclusivo com mulheres já é utilizado no Complexo Eólico Tucano, localizado na Bahia. A AES Brasil é a primeira empresa a ter um Complexo Eólico operado exclusivamente por mulheres.

Dentro de seus Compromissos ESG 2030, a AES Brasil se propôs a promover diversidade, equidade e inclusão, entre outras iniciativas, aumentando a participação de mulheres em cargos de liderança e operação da empresa. Além disso, conta com parceiros para promover projetos que possam expandir oportunidades para o mercado de energia eólica como um todo, e a capacitação iniciada junto ao SENAI RN, exclusivamente para mulheres, que teve sua aula inaugural semana, é um exemplo de como a Companhia contribui para o desenvolvimento local.

Para a Especialização Técnica para mulheres com foco em Manutenção e Operação de Parques Eólicos seriam oferecidas 60 vagas, porém, devido à alta avaliação das inscritas, a instituição sugeriu a ampliação desse número e a capacitação passou a contar com 76 alunas. Essas mulheres representam 18 municípios do Rio Grande do Norte e possuem diferentes formações, como eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho.

ASPAS SENAI”

Aproveitamos o crescimento da empresa para trazer de forma acelerada mais mulheres para os nossos quadros. E não tenho a menor dúvida do sucesso que a parceria com o SENAI será para que a operação do nosso Complexo Eólico Cajuína seja 100% com mulheres”, reforça Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

Presença da AES Brasil no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é uma região estratégica para os negócios da AES Brasil. No estado, a companhia possui dois Complexos Eólicos já operando: Salinas, que está localizado no município de Areia Branca; e Ventus, que abrange as localidades de Galinhos e Macau.

Em 2022, a companhia iniciou a construção do seu terceiro empreendimento no estado, o Complexo Eólico Cajuína, que poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6GW. A primeira fase do complexo, situado na região do Sertão Central Cabugi, terá 324,5 MW de capacidade instalada, com 55 aerogeradores; a segunda fase, 370,5 MW. Esses 695 MW do empreendimento se encontram em fase de construção e o complexo, que terá o início de sua entrada em operação em 2023. No empreendimento, a AES Brasil firmou parcerias com grandes empresas como Unipar e a BRF, que fecharam contratos de autoprodução de energia.

Investimento social

Em setembro do ano passado, a companhia assinou, juntamente com o Governo do Estado, uma carta de intenções prevendo investimentos sociais de, aproximadamente, R$7,3 milhões que beneficiará cerca de 5.700 pessoas no Rio Grande do Norte.

Em janeiro de 2023, a AES Brasil iniciou a entrega de cisternas de placa, tecnologia social com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água provenientes da chuva. Ainda está prevista a construção de poços artesianos. O projeto beneficiará 86 famílias que vivem em comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Cajuína. Outra iniciativa é o projeto de Inclusão Produtiva, voltado para mulheres do município de Lajes, com o objetivo de dar oportunidade de desenvolvimento local e fomentar a geração de renda para subsistência e venda de excedentes.

Os projetos sociais da companhia fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne as iniciativas da Companhia promovidas junto às comunidades vizinhas de suas áreas de atuação. O Gera+ pretende promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

Investimentos em inovação

Além do investimento social, a AES Brasil também está avançando em busca de Inovação na região Nordeste. A companhia iniciou em Natal uma agenda de roadshows para se aproximar do ecossistema de inovação de algumas das principais capitais da região. No último mês, a companhia apresentou aos agentes locais o programa de Inovação, com oportunidades para startups e projetos de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) em diversas áreas relacionadas aos negócios da Companhia. Durante as rodadas de conversas no Nordeste são realizadas visitas técnicas aos principais espaços de inovação e Institutos de Ciência e Tecnologia de cada cidade.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

¹  Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína

Contatos para imprensa – AES Brasil:

aes@inpresspni.com.br

Natália Baggio – (11) 99335-1865