Companhia entrega reservatório de 50 mil litros que beneficiará a comunidade de Contendas, na Bahia

AES Brasil promove melhoria do acesso à água à população de Pindaí

April 4, 2022

Com o compromisso de atuar para a melhoria das comunidades do entorno de suas operações, a AES Brasil construiu um reservatório com capacidade de armazenamento de 50 mil litros de água na comunidade de Contendas, região de Pindaí (BA), que será entregue no próximo dia 06. A construção contribuirá na distribuição de água proveniente da nascente da comunidade.

Além do reservatório, que beneficiará 50 famílias da localidade próxima ao Complexo Eólico Alto Sertão II, a empresa realizou oficinas para capacitar a comunidade sobre o uso consciente da água. Também capacitou o zelador, funcionário da prefeitura, que será responsável pela conservação e manutenção do reservatório.

“Realizamos um diagnóstico para conhecer os aspectos da comunidade de Contendas e entender como as pessoas utilizavam a água. Buscamos sempre promover iniciativas que estejam em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU e em atendimento às necessidades locais das comunidades vizinhas às nossas atividades”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade da AES Brasil, ressaltando que esta é a primeira iniciativa relacionada à promoção do acesso à água para comunidades do semiárido. “Temos o acesso à água como uma das frentes de atuação social da companhia”, reforça.

Nos dias 1º e 2 de abril, a empresa promoveu a capacitação da comunidade sobre a preservação e uso consciente da água, com a participação de Maria José Pereira Fernandes, analista ambiental da AES Brasil. As ações foram realizadas tanto com adultos quanto crianças, separadamente.

Muitas iniciativas a fim de contribuir ativamente com a preservação do meio ambiente e nas questões sociais são realizadas no Complexo Eólico Alto Sertão II. Os indicadores referentes à área ambiental, saúde e segurança são desenvolvidos e monitorados mensalmente pelo Sistema de Gestão Integrado - SGI da AES, em conformidade com os requisitos das normas ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

Além disso, a Companhia realiza periodicamente projetos sociais para formação de crianças e adolescentes em esportes, oficina de lampiões, campanhas informativas sobre segurança e saúde. Em prol do meio ambiente, são realizados programas de gestão de resíduos, distribuição de mudas e plantio e, também, monitoramento e preservação da nascente.

 

Complexo Eólico Alto Sertão II

Adquirido em 2017 pela AES Brasil, o Complexo Eólico Alto Sertão II contempla 15 parques eólicos situados nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, 230 aerogeradores, com 386 MW de capacidade instalada.

 

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,5 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

InPress Porter Novelli
Andréa Almeidaandrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532
Luiza Machado - luiza.machado@inpresspni.com.br | Cel (13) 98181-2670