Período de alta nas temperaturas, baixa na umidade do ar e vento intenso potencializa risco de incêndios

AES Brasil orienta população local sobre os riscos de queimadas nesse período do ano

November 11, 2022

Setembro de 2022 - A fim de estimular a conscientização nas comunidades onde está inserida, promovendo conhecimento socioambiental por meio da informação, a AES Brasil, companhia geradora de energia 100% renovável, alerta a respeito do alto índice de ocorrências de incêndios florestais neste período do ano.

Com o clima de estiagem que se propaga após o inverno, o número de queimadas tende a aumentar. Através de dicas de segurança, a AES Brasil relembra que a atuação consciente da comunidade no cotidiano pode prevenir esses incêndios, diminuindo o impacto climático negativo dessa época para a comunidade do entorno do complexo Eólico Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, no interior da Bahia.

Depois de uma queimada, o solo fica descoberto, sem nutrientes e propenso a compactação e erosão, dificultando a infiltração da água. O resultado é o empobrecimento do solo e a diminuição da produtividade.

Queimar lixo e não apagar brasas de fogueiras acesas, por exemplo, podem gerar acidentes rapidamente, principalmente por conta da baixa umidade do ar e fortes ventos característicos deste período do ano. Confira outras dicas de segurança e prevenção:

• O descarte irregular de garrafas e cacos de vidro ao ar livre nos terrenos facilita o surgimento de focos de incêndio em dias quentes e de baixa umidade;

• Faíscas de cigarro podem provocar incêndios de grandes proporções;

• Soltar balões é outra prática responsável por causar grandes focos de incêndios, além de ser crime ambiental previsto no artigo 42 da lei 9.605, de fevereiro de 1998.

• Comunique imediatamente as autoridades ao avistar focos de incêndio.

A AES Brasil tem como política promover de forma recorrente campanhas educativas de conscientização sobre o meio ambiente e reforça a importância desse cuidado e as orientações à população. Para mais informações ou denúncias, basta ligar para Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193).

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada.

Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6,5 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa – AES Brasil:

Ricardo Coslove - ricardo.coslove@inpresspni.com.br - (11) 94899-8971

Samia El Saifi - samia.saifi@inpresspni.com.br - (11) 94004-1622