O Biblioteca Futuro implanta um espaço lúdico de leitura com conceitos sobre sustentabilidade e educação ambiental

AES Brasil leva projeto de leitura para escola municipal de Tucano (BA)

February 25, 2022

Cozinha bem decorada

Na próxima segunda-feira, 22 de novembro, a escola EM Maria Aydil Borges Martins Prado recebe o projeto Biblioteca Futuro, que tem como objetivo convidar os 470 alunos e educadores do ensino infantil e fundamental I e II da instituição a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um acervo de 850 novos livros.

O acervo e revitalização do espaço é uma das ações do projeto que tem realização da Rede Educare e patrocínio da empresa AES Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura e parceria da Secretaria de Educação do município de Tucano.

Por meio da estrutura e títulos oferecidos no novo espaço, além de livros atuais eles terão também  contato com temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar.

“O projeto reforça o nosso compromisso em promover o desenvolvimento das comunidades. Além disso, acreditamos que o investimento em educação é um dos principais vetores para gerar impacto e transformação”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Brasil.

A ambientação do projeto dialoga com os temas trazidos pelos livros e pelas reflexões permitidas a partir do aprendizado. Na parede azul, temas voltados a reciclagem e coleta seletiva, em conjunto com livros com conteúdo de sustentabilidade. Na parede verde, informações sobre energias renováveis e ciclo da água, espaço de descoberta através dos brinquedos e elementos da Ludoteca, além da construção da relação de altura e formas geométricas. Por fim, na parede branca, um espaço para desenvolvimento da criatividade infantil, trazendo questões de letramento, alfabetização e atividade psicomotora, associados a informações sobre sistema solar.

“A biblioteca será um importante instrumento de apoio didático-pedagógico para consolidar a prática de ensino-aprendizagem, vai ser um espaço para desenvolver competências, para estimular a imaginação, incentivar o hábito do leitor, fortalecendo assim, os processos de leitura e escrita dos nossos alunos.”, acredita Maria Jucicleide Santana Araújo, gestora da EM Maria Aydil Borges Martins Prado.

A missão do Biblioteca Futuro é construir um espaço que auxilie no desenvolvimento cognitivo físico e afetivo proporcionando para crianças e jovens o contato com livros e literatura e a temas tão importantes para o nosso futuro. “Buscamos com esse projeto sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, afirma a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Biblioteca Futuro conta com capacitações certificadas em formato online para os educadores sobre a mediação de leitura, utilização do espaço e conceitos do projeto, contação de histórias e alfabetização.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 13 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Informações para imprensa I AES Brasil

Luiza Machado - luiza.machado@inpresspni.com.br