Projeto Biblioteca Futuro implanta um espaço de leitura com foco na educação ambiental

AES Brasil leva projeto de leitura para escola municipal de Araci (BA)

February 25, 2022

Sala de brinquedos

Na próxima terça-feira, 23 de novembro, a Escola Faustina Lisboa Pinheiro do município de Araci, na Bahia, recebe o projeto Biblioteca Futuro, que visa convidar os 230 alunos e educadores do ensino infantil I e II e fundamental I da instituição a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um acervo de 850 novos livros.

O acervo e revitalização do espaço é uma das ações do projeto que tem realização da Rede Educare e patrocínio da empresa AES Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, e parceria da Secretaria de Educação do município de Araci.

Por meio da estrutura e títulos oferecidos no novo espaço, os alunos terão contato com livros atuais e também temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar.

“O projeto reforça o nosso compromisso em promover o desenvolvimento da educação nas comunidades. Acreditamos que esse investimento é um dos principais vetores para gerar impacto e transformação”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Brasil.

A ambientação do projeto dialoga com os temas trazidos pelos livros e pelas reflexões permitidas a partir do aprendizado. Na parede azul, temas voltados a reciclagem e coleta seletiva, em conjunto com livros com conteúdo de sustentabilidade. Na parede verde, informações sobre energias renováveis e ciclo da água, espaço de descoberta através dos brinquedos e elementos da Ludoteca, além da construção da relação de altura e formas geométricas. Por fim, na parede branca, um espaço para desenvolvimento da criatividade infantil, trazendo questões de letramento, alfabetização e atividade psicomotora, associados a informações sobre sistema solar.

“Estou encantada com a estrutura da nossa biblioteca, que é de suma importância em todos os ciclos, principalmente para a alfabetização dos alunos. Nesse ambiente serão desenvolvidas ações de leitura ao projeto inserido no currículo escolar, o que irá trazer grande impacto positivo na aprendizagem dos nossos alunos e benefícios para a nossa cidade e a comunidade da Bombinha”, afirma Nelci Santos, gestora da escola.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Biblioteca Futuro conta com capacitações certificadas em formato online para os educadores sobre a mediação de leitura, utilização do espaço e conceitos do projeto, contação de histórias e alfabetização.
“Com esse projeto buscamos sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, afirma a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 13 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Informações para imprensa I AES Brasil

Andréa Almeida andrea.almeida@inpresspni.com.br