Iniciativa beneficia famílias que vivem na região, fortalecendo qualidade de vida, agricultura e desenvolvimento sustentável. Com isso, corrobora os investimentos que a companhia tem feito no estado.

AES Brasil inaugura poços e leva água a municípios do Complexo Eólico Cajuína-RN

December 6, 2023

A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, inaugurou três poços artesianos no dia 04 de dezembro para levar água a famílias que vivem na região do Complexo Eólico Cajuína (RN). A iniciativa compreendeu as comunidades Juazeiro e Sopé da Serra, que ficam em Lajes, e Velho Tomaz, localizada em Fernando Pedroza, reforçando esforços da companhia no Rio Grande do Norte.

A iniciativa está conectada com um compromisso público assumido pela AES Brasil em 2022. Em setembro, a empresa assinou, com a presença do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, uma carta de intenções prevendo investimentos sociais de até R$ 7,3 milhões para cerca de 5.700 pessoas no estado.

Como parte desse investimento, a companhia já havia anunciado ações de inclusão produtiva e empreendedorismo na região. O projeto de acesso à água também abarcou a construção de cisternas de placa, tecnologia social com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água provenientes da chuva, bem como oficinas de gestão hídrica

Os poços artesianos vão beneficiar 42 famílias, aproximadamente 205 pessoas incluídas em ações de Segurança Hídrica desenvolvidas pela AES Brasil na região, e a construção tem sido conduzida em parceria com a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local).

“Em consonância com o ODS 10 da ONU, que trata de metas para Redução das Desigualdades e integra os Compromissos ESG 2030 assumidos pela AES Brasil, temos o compromisso de transformar vidas por meio do desenvolvimento local das comunidades vizinhas às nossas operações. O projeto de Segurança Hídrica desempenha um papel fundamental na mitigação de vulnerabilidades enfrentadas pelas famílias que vivem nas comunidades e com inúmeros desafios relacionados ao acesso à água. O projeto tem soluções práticas e sustentáveis para colaborar localmente", diz Erika Lima, Diretora de Planejamento Estratégico e ESG da AES Brasil.

O evento de inauguração dos poços ocorreu no Auditório da Secretaria de Agricultura no município de Lajes, com a presença de representantes das comunidades, Secretaria de Economia e Planejamento de Lajes, IFRN de Lajes, Sindicato Rural de Lajes, liderança comunitária, Adel e da AES Brasil.

Em fevereiro, a AES Brasil entregou 20 cisternas de placas para famílias em comunidades próximas do empreendimento. As ações, fazem parte do projeto de Segurança Hídrica e beneficiou aproximadamente 62 famílias que vivem em comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Cajuína. Outra iniciativa é o projeto de Inclusão Produtiva, voltado para mulheres de comunidades rurais que vivem nas áreas de influência direta do Complexo, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento local e fomentar o empreendedorismo e geração de renda.

As ações fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne projetos sociais da companhia em suas áreas de atuação. O programa tem como base quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e segurança hídrica.

Sobre o Complexo Eólico Cajuína

Localizado no Sertão Central Cabugi, o Complexo Eólico Cajuína conta, em sua Fase 1, com 314 MW de capacidade instalada (com 55 aerogeradores), 100% em operação comercial. Adicionalmente, conforme reportado pela empresa na divulgação de resultados 3T23, em novembro, 84% da Fase 2 do Complexo Eólico Cajuína estão concluídos, com 370 MW de capacidade instalada e estimativa de estar totalmente operacional no primeiro semestre de 2024.

O Complexo Eólico Cajuína, que conta com Unipar e BRF como parceiros do projeto na modalidade de joint venture e com PPAs (contratos de compra e venda de energia) de longo prazo firmados com clientes de diversos setores, é o terceiro empreendimento da AES Brasil no Rio Grande do Norte. A região é estratégica para os negócios da companhia, que possui outros dois complexos eólicos já operando no estado: Salinas, localizado no município de Areia Branca, e Ventus, que abrange as localidades de Galinhos e Macau.

O empreendimento integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica. Também como marco para a companhia, esse é o segundo empreendimento greenfield de geração eólica construído pela empresa no país, e o segundo do país a ter operação e manutenção locais realizadas por uma equipe 100% formada por mulheres. O primeiro é o Complexo Eólico Tucano, que também integra o portfólio da AES Brasil e conta com a Unipar como parceira na modalidade de joint venture.

Contatos para a imprensa – AES Brasil:

aesbrasil@llyc.global