Cerca de 36 famílias serão beneficiadas com a iniciativa, que inicialmente será usada apenas para subsistência

AES Brasil entrega horta comunitária na região do Complexo Eólico Alto Sertão II

November 10, 2022

Dentro do Programa Caminhos AES, que busca percorrer os municípios de atuação e impactar positivamente todo o entorno de suas operações, a AES Brasil acaba de entregar a horta comunitária às comunidades de Tabocas e Mata, situadas próximas ao Complexo Eólico Alto Sertão II, na zona rural do município de Caetité, na Bahia.

O projeto iniciado em dezembro de 2021 beneficiará cerca de 36 famílias. No espaço comunitário serão cultivadas hortas orgânicas para subsistência de aproximadamente 135 moradores. Inicialmente, os produtos plantados, como alface, cenoura, beterraba, salsa, coentro e cebola, serão usados apenas para consumo próprio.

A entrega desse projeto é motivo de grande satisfação para todos os envolvidos e só foi possível graças ao bom relacionamento que a AES Brasil mantém com os moradores das comunidades do entorno de nossas operações. O diálogo direto e aberto com os habitantes nos permitiu conhecer os anseios e trabalhar, em conjunto, em um projeto que atendesse prontamente as necessidades da população”, explica Maria José Pereira Fernandes, analista de Meio Ambiente da AES Brasil, que acompanha a iniciativa desde o início que atende também aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS).

Durante o processo de construção dos canteiros, os voluntários das comunidades envolvidas contaram com a consultoria de agrônomos, que realizavam reuniões periódicas a fim de orientar o desenvolvimento correto da horta comunitária. Além disso, foram distribuídas algumas atividades às comunidades impactadas.

Nas comunidades de Tabocas e Mata foram implementadas atividades de instalação de caixa d’água, com capacidade de armazenamento de 10 mil litros, que será utilizada para regar as hortas, também foi realizado diagnóstico socioeconômico; construção de canteiros e cercamento com tela de arame galvanizado, utilização de sistema solar para captação e fornecimento de água para o cultivo das hortas e várias oficinas sobre gestão e cuidados com recurso hídrico, higienização dos alimentos, técnicas e práticas de plantio e cuidados das hortas. Além disso, foi oferecido assistência técnica, durante um mês, e entrega de kit para manutenção com pá, enxada, rastelo e regadores.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,5 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

Andréa Almeidaandrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532