AES Brasil e Tendência Energia juntas para atender o mercado varejista

April 4, 2022

Além da plataforma Energia+, a geradora renovável aposta em canal de vendas para ampliar a sua participação junto aos clientes que já estão aptos a migrar para o Mercado Livre de Energia

Uma das maiores comercializadoras varejistas do mercado, a AES Brasil firma uma parceria com a consultoria Tendência Energia a fim de atender o segmento de pequenos e médios clientes em todo território nacional. Nosso foco em 2022 será na região Nordeste do País, onde a consultoria acaba de abrir um escritório em Fortaleza (CE).

A Tendência Energia, especializada em gestão energética, será o canal de vendas da AES Brasil junto a clientes de menor porte que estão aptos a migrar para o Mercado Livre de Energia. “Nossa expertise neste segmento de mercado associada à credibilidade, confiança e segurança no fornecimento de energia renovável oferecidas pela AES Brasil, sem dúvidas, trará importantes benefícios ao empresariado, sejam pequenas indústrias ou comércios”, afirma Júlio Ferraz de Oliveira, sócio-diretor da Tendência Energia.

AES Brasil mantém forte atuação no Nordeste por meio de seus complexos eólicos Alto Sertão II, na Bahia; Mandacaru, no Ceará; Salinas e Ventus, no Rio Grande do Norte. Além disso, a empresa investe na região com a construção dos Complexos Eólicos Tucano (BA) e Cajuína (RN). O investimento regional previsto de 2022 até 2026 é de R$ 3,3 bilhões.

“Além da plataforma Energia+, lançada para oferecer uma experiência online completa aos pequenos e médios consumidores corporativos, estamos apostando também na estratégia de canal de vendas e confiantes que essa parceria com a Tendência Energia será um sucesso e aumentará nosso market share no mercado de comercialização varejista, no qual já temos um volume expressivo de energia comercializada”, declara José Carlos Reis, gerente de Comercialização de Energia da AES Brasil, ressaltando que a Companhia tem condições de atender prontamente às necessidades de clientes de menor porte, por meio de soluções resilientes, competitivas, responsáveis e inovadoras.

Mercado livre de energia

No ambiente de contratação livre (ACL), também conhecido por Mercado Livre de Energia, o cliente negocia diretamente com as empresas geradoras e/ou comercializadoras, estabelecendo preços, prazos, volumes, entre outros detalhes, para o fornecimento de energia.

No Brasil, o Mercado Livre de Energia pode ser utilizado por empresas com demanda superior a 500 kW. Essa categoria pode se enquadrar em “Consumidores Especiais”, que demandam entre 500 kW e 1000 MW. Acima dessa potência entram no grupo de “Consumidores Livres”, que podem escolher a fonte geradora de energia elétrica.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em agosto de 2021, tinham 69.342 unidades consumidoras com demanda contratada igual ou maior que 500 KW, com consumo associado de 4.999 MW médios, aptas a migrar para o Mercado Livre de Energia. No Nordeste existem 1.388 empresas potenciais para migração, que ainda estão no mercado regulado, que somam 605 MW médios.

Segundo estudo, da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), sobre a expansão da oferta, com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), CCEE, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB), 66% de toda a energia elétrica prevista para entrar em operação comercial no País, até 2025, será destinada exclusivamente ao Mercado Livre de Energia, que responderá por mais de R$ 100 bilhões dos R$ 142 bilhões em investimentos previstos em nova geração, devido à elevada demanda por este ambiente de contratação.

O comercializador varejista é o agente responsável por representar consumidores e geradores de energia junto à CCEE, reduzindo burocracias e simplificando o cumprimento de todas as obrigações com a entidade, com o objetivo de facilitar e ampliar a atuação dos representados no ACL.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,7 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

Andréa Almeidaandrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532