AES Brasil conclui projeto de educação sustentável com a participação de 3 mil estudantes no interior de São Paulo

March 28, 2023

Proposta do Geração+ foi levar atividades e discussão sobre meio ambiente para escolas públicas das cidades de Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras

São Paulo, 04 de janeiro de 2023 – A AES Brasil concluiu o ciclo de 2022 da quinta edição do projeto Geração+, em parceria com a LaFabbrica, que tem como proposta levar educação ambiental para alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental I, de escolas municipais, no interior de São Paulo. Participaram desta edição 12 escolas, mais de 180 professores e 3 mil alunos das cidades de Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras.

O projeto foi criado em 2018 e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação das cidades contempladas. Desde o início, o projeto já impactou 22 municípios, 54 escolas, contou com o envolvimento de 963 professores e 15.403 alunos.

Em sala de aula, os estudantes são incentivados a discutir questões relevantes sobre sustentabilidade, por meio de atividades lúdicas e debates com os colegas. Professores e estudantes receberam o material didático oferecido pelo projeto com atividades chamadas Exploração, que estão divididas em quatro temas: Fauna e Flora, Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrica, e Lazer e Segurança.

Para complementar o aprendizado, o Geração+ ofereceu, ainda, oito videoaulas (duas para cada tema, uma destinada aos professores e outros aos estudantes), materiais e atividades com a participação de colaboradores voluntários da AES Brasil, kits de composteiras e insumos para a criação de jardins e hortas como forma de reforçar o que foi aprendido nas aulas. As escolas participantes contaram também com uma Central de Relacionamento em que professores utilizaram para esclarecer dúvidas, compartilhar informações e resultados das atividades desenvolvidas.

“Participar do Geração+ foi uma experiência incrível. Eu nunca vi a minha escola tão empenhada em realizar um projeto. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de participar. Foi um divisor de águas na minha vida como educadora”, diz a professora Elaine Cristina dos Santos Garbin, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Benatti, em Bariri (SP).

O Geração+ faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

A AES Brasil entende as necessidades das comunidades e atua para que os objetivos traçados em conjunto com parceiros sejam alcançados, melhorando vidas e disseminando conhecimento. O programa tem como norte as políticas de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado, que direcionam a estratégia de atuação junto às comunidades vizinhas aos empreendimentos da companhia.

“Por meio do programa AES Brasil Gera+, a companhia atua de maneira a contribuir com o desenvolvimento local das comunidades próximas aos seus empreendimentos e o Geração+ tem uma participação fundamental nessa jornada. Com o projeto, nos propomos a ensinar às crianças a importância da proteção e preservação dos recursos naturais e desenvolver o sentimento e a responsabilidade de participarem ativamente em ações ambientais coletivas e individuais”, disse Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil.

Formação para professores

Durante as atividades, os docentes receberam duas formações sobre o tema sustentabilidade. Um dos temas apresentados foi o “Os 5 Ps da Sustentabilidade” em que eles puderam conhecer mais sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os professores ainda puderam participar de uma dinâmica chamada Café Mundial, que teve como objetivo gerar um diálogo colaborativo entre os participantes para ajudar a ampliar as ideias e possibilidade para a realização das ações propostas pelo projeto.

Conheça as escolas participantes desta edição:

Arealva: EMEF João Pereira de Souza Leão, EMEFEI Abilio Francisco de Salles

Bariri: EMEF Professor Euclydes Moreira da Silva, EMEF Professora Angela Maria Prearo Fortunato, EMEF Professora Julieta Rago Foloni, EMEF Professora Rosa Benatti

Boraceia: EMEF Professora Salete Maróstiga

Iacanga: EMEF José Ferraz De Souza

Pederneiras: EMEF João Antonio Carminato, EMEF Monsenhor Celso, EMEF Professora Anna Ruiz Fernandes Furlani, EMEIF Professor Antônio Simões

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse aqui ou visite o perfil no Instagram.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

[1] Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína.

Contatos para imprensa – AES Brasil:

Natália Baggio – natalia.baggio@inpresspni.com.br - (11) 99335-1865

Alexandre Carvalho – alexandre.carvalho@inpresspni.com.br - (11) 99329-0909