Realizada pela Quest/Zeppelin e com patrocínio da AES Brasil, iniciativa tem formação gratuita e aborda os princípios da carpintaria, projeto de produto, design e ergonomia

Projeto Lab de Carpintaria, em Igaporã (BA), funciona como espaço para capacitação gratuita de jovens

São Paulo, 9 de maio de 2023 - O projeto Lab de Carpintaria já está em funcionamento desde a última semana de abril, oferecendo aulas dos cursos gratuitos de design e carpintaria para jovens e adultos que residem ou trabalham na cidade em Igaporã, município de região da Chapada Diamantina, na Bahia. A iniciativa é realizada pela Quest/Zeppelin e tem patrocínio da AES Brasil, empresa geradora de energia elétrica, presente no município com o Complexo Eólico Alto Sertão II, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Igaporã.

Ainda há algumas vagas remanescentes – o curso tem carga horária total de 128 horas. A formação abordará os princípios da carpintaria, projeto de produto, design e ergonomia, entre outros temas. As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de 3 horas.

O curso mescla conhecimentos teórico, prático – utilização de ferramentas de carpintaria e visitas guiadas a espaços de comercialização de matéria-prima – e produção de objetos finais em madeira. Como parte da realização do projeto, foi implementado todo o maquinário e mobiliário necessário para a realização e implementação do curso.

“Buscamos desenvolver projetos que foquem a educação e o desenvolvimento local. Acreditamos que o projeto Lab de Carpintaria, a partir do primeiro ciclo do curso, irá contribuir muito para a comunidade, abrindo novas oportunidades de geração de renda local, o que está alinhado as nossas diretrizes de investimento social privado”, afirma Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil.

Durante a capacitação, os alunos irão desenvolver projetos de design em madeira no espaço de criação e formação, cedido pela Prefeitura de Igaporã. Outra proposta é inserir no cotidiano local a possibilidade de utilização de ferramentas tradicionais para repensar as profissões envolvidas no setor da economia criativa e seu potencial junto ao desenvolvimento educacional e econômico. Após a conclusão do curso está prevista a realização de uma exposição dos trabalhos produzidos pelos jovens aprendizes durante o processo de aprendizado.

Esse primeiro ciclo do projeto conta com o apoio da AES Brasil, a segunda será desenvolvida pelo próprio município, que assumirá as atividades e execução do curso, promovendo assim a continuidade das ações na localidade

A iniciativa faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.