Gestão da segurança


Nosso Sistema de Gestão de Segurança (SMS, na sigla em inglês) baseia-se no modelo de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18001. O SMS abrange elementos funcionais nas áreas de liderança, estrutura e processos e ações. Ele proporciona uma estrutura consistente para nossas expectativas de gestão de segurança. Durante 2019, aproximadamente 62 por cento de nossas localidades optaram por certificar formalmente seus SMS de acordo com o padrão internacional OHSAS 18001/ISOS 45001.

Nosso SMS exige que cada empresa:
  • Estabeleça e mantenha procedimentos de identificação e redução de riscos à saúde e segurança;
  • Tenha métodos globais consistentes para gerenciar a saúde ocupacional;
  • Implemente nossa política de conduzir todos os negócios de maneira responsável, livre de perigos controláveis;
  • Respeite a saúde e a segurança de todas as pessoas da AES, contratados, clientes, fornecedores e comunidades vizinhas aos negócios da empresa;
  • Cumpra todas as leis e regulamentações de saúde e segurança aplicáveis dos países onde nossos negócios operam; e
  • Incorpore a visão da AES de ser líder global reconhecida em práticas de saúde e segurança progressivas, que sejam as melhores do mercado

Nosso SMS está centrado em crenças e princípios de segurança, os quais estabelecemos para reforçar continuamente a importância da segurança.

Relatório de desempenho de segurança

Acreditamos que todos os incidentes ocupacionais são evitáveis, por isso instituímos diversos programas voltados para práticas de segurança proativas. Nosso relatório de incidentes de segurança é substancialmente baseado nos requisitos de relatórios da OSHA dos EUA (29 CFR 1904) e rastreia métricas de segurança proativas e reativas.

Algumas de nossas métricas de segurança proativas incluem a realização de caminhadas de segurança, identificação de comportamentos e condições inseguras, quase incidentes e avanços nos planos de ação de segurança. Essas métricas visam prevenir a ocorrência de incidentes e lesões.

As métricas reativas são consideradas oportunidades de melhoria e incluem incidentes de primeiros socorros, incidentes registráveis da OSHA, Incidentes com afastamento (LTIs) e incidentes fatais relacionados ao trabalho.

Saiba mais sobre nossas conquistas de segurança acessando prêmios e reconhecimentos.