Parceria visa a qualificação de mão de obra especializada para atender as demandas crescentes da indústria da região

AES Brasil promove inclusão feminina no setor eólico no Rio Grande do Norte em Parceria com SENAI

Setembro 1, 2022

São Paulo, 01 de Setembro de 2022 - A AES Brasil, geradora de energia elétrica 100% renovável, anuncia o oferecimento do curso de Capacitação em Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos em parceria com o SENAI no Rio Grande do Norte. A região é um importante polo de crescimento para a Companhia, onde seu Complexo Eólico Cajuína, que tem potencial total de 1,6 GW de capacidade instalada, está sendo construído.

Como parte de sua atuação social junto à população local de todos os seus empreendimentos, a AES Brasil promove investimentos para fomentar o desenvolvimento socioeconômico das regiões. Nesta parceria com o SENAI RN, serão oferecidas 60 vagas gratuitas a mulheres da região com o objetivo de promover a qualificação profissional para que possam atuar em um setor que está em amplo desenvolvimento.

“A AES Brasil busca a valorização permanente do seu principal ativo, as pessoas, e através do complexo Eólico Cajuína daremos continuidade às nossas contribuições as comunidades locais onde atuamos fortalecendo as nossas políticas e cultura focada em diversidade, equidade e inclusão. Em parceria com o SENAI Rio Grande do Norte, ofereceremos um curso de capacitação exclusiva para mulheres em operação e manutenção de ativos eólicos que foca no desenvolvimento local e inclusão feminina”, afirma Rodrigo Porto, diretor de Recursos Humanos da AES Brasil.

A abertura das inscrições para o curso com carga horária de 460 horas está prevista para o mês de setembro, com início das aulas em janeiro de 2023.

Rodrigo Mello, diretor do SENAI no Rio Grande do Norte, destaca que a parceria com a AES Brasil está alinhada à estratégia da instituição com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero.

O diretor observa que o setor de energias renováveis é um dos que mais crescem na economia e que promover o acesso à educação, para potencializar oportunidades também para a população feminina, é fundamental. “Nós sabemos que os homens predominam, que os postos de trabalho na atividade, hoje, não são ocupados de forma igualitária. Então ter uma gigante do setor realizando esse investimento, com uma iniciativa absolutamente prática para formação profissional das mulheres, é uma contribuição importante para tornar o ambiente na cadeia produtiva o mais igualitário possível”, acrescenta Mello.

Profissionalização feminina

A AES Brasil tem por compromisso ampliar a participação de mulheres nos quadros da empresa, com criação de oportunidades para o desenvolvimento de carreira dentro dos escritórios e capacitação da mão de obra feminina para ampliar sua presença na operação. No último ano, a Companhia apresentou crescimento percentual de 32% do quadro funcional formado por mulheres, e a participação feminina tende a crescer com os investimentos recentes.

“A parceria com SENAI Rio Grande do Norte repete o sucesso do programa de capacitação de mulheres na operação e manutenção de ativos eólicos promovido junto ao SENAI Bahia. Esse projeto tem como objetivo promover a qualificação profissional dessas mulheres para que elas possam atuar em um setor em pleno crescimento e mais uma vez reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da região em que estamos presente”, afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

Sobre o complexo eólico Cajuína

A construção dos primeiros 695,0 MW do Complexo Eólico Cajuína está em fase adiantada, com entrada em operação prevista para 2023. A primeira fase do Complexo, com 324,5 MW divididos em 55 aerogeradores, já está 19% concluída. A segunda fase, com 370,5 MW de capacidade instalada, já apresenta relevante avanço das obras civis, sendo 14% concluídas. O Complexo poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6GW.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada.

Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6,5 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa – AES Brasil:

Ricardo Coslovericardo.coslove@inpresspni.com.br | Cel. (11) 94899-8971
Luiza Machado - luiza.machado@inpresspni.com.br