O projeto conta com investimento projetado de R$ 179 milhões e possui capacidade instalada de 33 MW, com início das operações previsto para 2024

AES Brasil inicia as obras da Usina Solar AGV VII, em Ouroeste, no interior paulista

Outubro 30, 2023

A AES Brasil, companhia de geração de energia 100% renovável, deu início à construção da expansão do Complexo Solar Ouroeste, que já conta com os parques solares Boa Hora e Água Vermelha, no interior do Estado de São Paulo, onde estão em operação desde 2019. O projeto possui capacidade instalada de 33 MW e investimento projetado de, aproximadamente, R$179 milhões. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2024.

Após a conclusão do projeto, as usinas que compõem o Complexo Solar Ouroeste terão, juntas, uma capacidade instalada de 179 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 800 mil habitantes. A iniciativa faz parte da estratégia de crescimento e diversificação da AES Brasil, com foco na liderança de uma transição energética global, sustentável e rentável.

Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024, as obras do complexo podem gerar até 300 vagas de emprego entre locais e realocadas para a região. “Ao longo desses nossos quase 25 anos de trajetória, construímos na AES Brasil um modelo de negócio, com o compromisso de transformar positivamente vidas por meio do desenvolvimento das comunidades vizinhas às nossas operações, além de contribuir para a evolução do mercado e com o futuro da energia no País”, afirma Rodrigo D’Elia, Diretor de Engenharia e Construção da AES Brasil

De acordo com o prefeito Dr. Alex Sakata e com o vice Dr. Júlio Santos, a construção do empreendimento em Ouroeste deverá incrementar o repasse do ICMS, o ISSQN dos serviços, além de gerar oportunidades de emprego, fomento do comércio local e serviços durante as obras, movimentando positivamente a economia do município.

As obras para a construção da expansão para o Complexo Solar Ouroeste estão sendo realizadas pelo Consórcio Cesbe & Quebec, formado por duas construtoras com larga experiência em execução de projetos de usinas para geração de energia a partir de fontes renováveis.

Para a Cesbe Engenharia, líder do consórcio, o trabalho com a AES Brasil vem ao encontro dos objetivos da companhia de exercer o protagonismo no desenvolvimento sustentável do País. “A sustentabilidade é um tema inegociável e as construtoras têm um papel fundamental dentro da jornada. Além de adotarmos práticas de construção ambientalmente responsáveis, buscamos cada vez mais a parceria com clientes como a AES Brasil para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Muito além de um esforço isolado, acreditamos no trabalho dedicado à evolução de todo o ecossistema”, diz Jacqueline Loyola, CEO da Cesbe Engenharia.