Projeto com capacidade instalada total de 46MW será desenvolvido dentro do Complexo Eólico Cajuína, por meio de contrato de longo prazo de 20 anos

AES Brasil e Grupo Maringá estabelecem joint venture para geração de energia eólica

Maio 30, 2022

São Paulo, – Focada em sua estratégia de crescimento e diversificação de portfólio por meio de desenvolvimento de projetos de fontes complementares à hídrica, com contratos de longo prazo e aliada ao seu compromisso de contribuir no processo de descarbonização dos clientes, a AES Brasil junto com a Maringá Ferro-Liga, subsidiária integral do Grupo Maringá, acabam de estabelecer uma joint venture para geração e fornecimento de energia eólica.

O projeto será construído dentro do Complexo Eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte, e terá 46MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 24MW médios de energia assegurada a P50, dos quais 21MW médios serão comercializados por meio de contrato de longo prazo, de 20 anos, com início a partir de 2025. O CAPEX estimado para o desenvolvimento do parque eólico é de aproximadamente R$ 6,5 milhões/MW instalado.

“A AES Brasil trabalhou em conjunto com a equipe do Grupo Maringá para estruturar uma solução customizada que atendesse as necessidades e objetivos das duas empresas. O modelo de autoprodução em um parque eólico se apresentou como a alternativa mais competitiva, levando em consideração critérios relacionados aos benefícios econômicos, riscos e sustentabilidade”, afirma Rogério Jorge, vice-presidente de Relacionamento com o Cliente da AES Brasil.

“Investir em energia eólica é uma estratégia alinhada ao pilar da sustentabilidade, que norteia todos os nossos negócios. Com essa parceria, a Maringá Ferro-Liga amplia sua produção de energia elétrica a partir de fontes diversificadas, renováveis e limpas. Estabelecemos um novo marco em nosso projeto de desenvolvimento sustentável e economicamente competitivo”, declara o diretor Corporativo do Grupo Maringá, Eduardo Lambiasi.

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,7 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6,0 GW de capacidade instalada.

Informações para imprensa

Andréa Almeida – andrea.almeida@inpresspni.com.br | Cel. (11) 99246-4532