Para as pessoas da AES, a maneira como alcançamos nosso sucesso e entregamos nossos produtos é tão importante quanto os serviços que oferecemos.

Ética, integridade e compliance são os alicerces e os princípios que norteiam nossa empresa e nossos colaboradores. Como líder global do setor de energia, operamos no âmbito uma ampla gama de costumes econômicos, políticos, sociais e culturais, bem como diferentes leis e regulamentos locais, regionais e internacionais. Acreditamos que é nosso dever e responsabilidade conduzir os negócios com o mais alto nível de integridade em todas as situações. Em linha com nossos Valores, nossos colaboradores devem manter os mais altos padrões éticos e cumprir todas as leis aplicáveis, bem como registrar e rastrear com precisão todas as transações comerciais.

Nosso Programa de Ética e Conformidade define nossas práticas comerciais e expectativas corporativas em todo o mundo. Nosso Código de Conduta incentiva nossos públicos de relacionamento internos e externos a trazer questões de interesse à atenção da empresa para uma resolução imediata. Nossos colaboradores e públicos de relacionamento são imbuídos de um forte senso de propriedade e responsabilidade por seu trabalho, e esperamos que cada pessoa cumpra nossos valores corporativos, conforme descrito no Código de Conduta. Em vista disso, a AES foi selecionada como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo em 2020, pelo sétimo ano consecutivo.

Nosso Diretor de Ética e Compliance, que se reporta diretamente ao Comitê de Auditoria Financeira do Conselho de Administração, conduz o Programa de Ética e Compliance da AES e mantém o Conselho e a liderança comercial da AES regularmente informados sobre questões de ética e compliance. Os representantes do programa de Ética e Conformidade ficam sediados na matriz corporativa da AES e em todos os locais em que a AES realiza negócios em todo o mundo.

Todas as nossas decisões e ações são pautadas por um rígido padrão de ética e transparência.

Nossos colaboradores seguem todos esses princípios e valores, adotando um Código de Conduta que garante a integridade e a ética em todas as relações com nossos públicos de relacionamento.

 

Governança

A Governança Corporativa é um dos elementos fundamentais do nosso modelo de geração de valor.

Adotamos uma estrutura de gestão descentralizada por meio de um relacionamento próximo entre acionistas, administradores, auditores independentes e Conselho Fiscal, alinhando nossas políticas e decisões corporativas. Além de separar as responsabilidades de Presidente e Diretor Presidente e da existência de Canal de Denúncia, entre outras medidas, cada ação é pautada pela ética e pela transparência.

Você pode saber mais sobre as agências de Governança Corporativa e seus membros aqui. Visite Informações Corporativas - Administração e Orientação.

 

Compliance

A ética é a conduta máxima no relacionamento da AES Brasil com seus parceiros de negócios. Como parte do Programa de Ética e Conformidade, antes de se envolver em qualquer transação comercial, todos os riscos envolvidos em cada negócio potencial com parceiros, prestadores de serviços ou fornecedores devem ser avaliados. O mapeamento desses riscos é realizado de acordo com a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA), a Lei Anticorrupção Brasileira e todas as demais determinações e proibições legais aplicáveis.

 

Mensagem de Compliance da Liderança da AES Brasil

Rogério Jorge

Liderar por meio de bons exemplos 

No dia a dia dos nossos negócios, não abrimos mão de atuar de forma ética e íntegra. Para que a nossa conduta profissional siga nessa direção, reunimos, no Guia de Valores, orientações sobre as práticas e comportamentos que são esperados, de cada um de nós, no desempenho de nossas funções.

Três valores norteiam as nossas ações, começando por Segurança em primeiro lugar. Ao praticarmos tais diretrizes, zelamos pela integridade física, moral e jurídica de cada um de nós, de nossos colegas e da AES Brasil. Já o segundo valor - Elevado padrão de excelência – dissemina a importância de atuarmos com integridade nos relacionamentos que mantemos com os colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios e fornecedores. E, nosso terceiro valor, Todos juntos, enfatiza a importância de trabalharmos de forma colaborativa, além da nossa responsabilidade para contribuir com o sucesso dos que atuam ao nosso lado e, consequentemente, dos negócios da AES.

Ao adotarmos os comportamentos corretos, influenciaremos positivamente as pessoas, as entidades e as comunidades com as quais convivemos profissionalmente e lideraremos pelo exemplo. O Guia de Valores da AES Brasil e as políticas de Compliance determinam as diretrizes de integridade que precisamos respeitar, e são reforçadas pelos treinamentos oferecidos ao longo do ano.

Participando ativamente dessa agenda, reiteramos o nosso compromisso com as melhores práticas de mercado no quesito integridade corporativa. Faça a sua parte. Contamos com você nesse esforço contínuo, que marca a nossa atuação e contribui para continuarmos, juntos, acelerando o futuro da energia. 

Rogério Jorge, CEO da AES Brasil
 

Carlos Pompermaier - VP de Assuntos Corporativos de Regulação da AES Brasil

Escala global, impacto local


Entrega de resultados e condução ética dos negócios são questões que, na AES Brasil, caminham juntas. Para que isso ocorra, unimos esforços que colocam em prática e asseguram o cumprimento dos nossos valores: segurança em primeiro lugar, elevado padrão de excelência e todos juntos. 


Uma das medidas adotadas nessa direção é o nosso programa de Compliance. Formado por três pilares – informar, detectar e responder – ganha robustez com as diversas ações adotadas em cada um deles. Os treinamentos de Compliance e uma rotina frequente de comunicação interna sobre os temas abrangidos são nossa forma de informar. Para “detectar”, contamos com processos e estruturas que englobam a análise e aprovação prévia de contratação de parceiros de negócios e as rotinas de controles internos, além de um canal de denúncias independente, que pode ser utilizado, de forma anônima, para relato de irregularidades ou práticas que possam não corresponder às nossas diretrizes de ética e integridade. No pilar “Responder”, estão a nossa tolerância zero a retaliações, além de medidas disciplinares ou de remediação previstas em nossas políticas, e o nosso Guia de Valores.


Nossas práticas oferecem a acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores, órgãos de governo, entidades setoriais e outros públicos com que interagimos, a segurança de que a relação com cada um sempre se pautará na transparência, integridade e zelo pela reputação da AES. São práticas que se revertem, portanto, em vantagem competitiva, e que devem ser continuamente reforçadas. 


Ética e integridade gerenciadas a partir de controles e transparência nos destacam como empresa. Prova disso são os sucessivos reconhecimentos da excelência das práticas adotadas em nossos programas de Compliance, conferidos tanto à AES Brasil, quanto à AES Corporation, controladora sediada nos Estados Unidos. A AES é reconhecida, há oito anos consecutivos, como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, organização sem-fins lucrativos, instalada no Arizona (EUA), que se dedica a promover as melhores práticas de ética corporativa. Reconhecimentos como esses reforçam que a AES, uma companhia com escala global, faz a diferença onde atua, produzindo impactos locais positivos.

 
Carlos Pompermaier (VP Assuntos corporativos e regulação)

José Simão - CFO da AES Brasil

Juntos, estamos atingindo metas ambiciosas de governança

Na AES Brasil, prezamos pela transparência e confiança nas relações com nossos públicos de relacionamento. Para que esses princípios estejam presentes nas nossas rotinas, adotamos uma série de processos e mecanismos, como o nosso programa de Ética e Compliance. Sustentado em práticas como a due diligence de terceiros, treinamentos e nosso canal de denúncias, o AES Helpline, programa de Ética e Compliance oferece ao investidor e aos demais públicos a segurança de que a AES é uma empresa confiável, com uma cultura de integridade robusta e madura.

Nossa agenda de Compliance, sempre em evolução, contribui para garantir os mais elevados níveis de controle, proteção e transparência nos nossos negócios. O Compliance trabalha em parceria com outros times da AES Brasil, como os de Finanças, Auditoria Interna e Controles Internos, áreas que se complementam e executam, com propriedade, nossas estratégias voltadas ao crescimento sustentável, mitigando riscos.

É uma satisfação para nós ver esses esforços de transparência e controle serem constantemente reconhecidos. As práticas de governança e sustentabilidade que adotamos na AES Brasil permitiram que fossemos contemplados, por três anos consecutivos, com o Selo Ouro, conferido pela EcoVadis, plataforma colaborativa global que permite acompanhar o desenvolvimento sustentável das empresas. A Companhia também participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. O ISE é formado por ações das empresas listadas na bolsa que apresentam melhores desempenhos em práticas ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Esses reconhecimentos confirmam que, todos juntos, estamos atingindo metas ambiciosas de governança. 

José Simão, VP Financeiro e de Relações com Investidores da AES Brasil

AES Helpline

A AES Helpline é um canal confidencial para o pessoal da AES, contratados, parceiros de negócios e outras partes interessadas para fazer perguntas ou relatar preocupações sobre a conduta de negócios da AES. Para garantir a confidencialidade, a AES Helpline é gerenciada por um provedor terceirizado, a EthicsPoint.

Ligação gratuita, 24 horas por dia, 7 dias por semana: 0800-891-4167

AES Helpline

Nossa helpline global funciona como um canal confidencial para fazer perguntas e expressar preocupações.

Reforçamos nosso compromisso com a ética e compliance com a expectativa de que todos os colaboradores denunciem suspeitas de violações das leis e das políticas da empresa. Os colaboradores da AES são incentivados a usar o helpline para obter orientação sobre requisitos legais ou regulatórios, esclarecimento de políticas ou procedimentos da AES e aconselhamento sobre o comportamento adequado. A AES proíbe estritamente qualquer tipo de retaliação contra colaboradores que, em boa fé, relatem questões de ética e conformidade.

Treinamento

Conduzimos treinamento periódico sobre diversos tópicos e políticas relacionadas a ética e conformidade, incluindo nossos Valores corporativos, cumprimento das leis anticorrupção e outras aplicáveis, conflitos de interesse, presentes e entretenimento, e assédio no local de trabalho, dentre outros. Através do Programa Campeões de Ética AES, promovemos a discussão aberta de questões e problemas reais dos negócios AES para que os participantes possam discutir como os valores e políticas AES são aplicados em situações do mundo real.

Due diligence em parceiro de negócios

Exigimos de nossos parceiros comerciais e empreiteiros os mesmos altos padrões éticos que são esperados de todas as pessoas da AES.

Os parceiros da AES passam por um processo criterioso de due diligence e incluímos nos contatos uma rígida linguagem de Compliance, quando apropriado. A linguagem de Compliance pode contemplar questões como corrupção, tráfico de influência, conformidade legal e regulatória e exigências de relatórios. Os Diretores de Compliance trabalham em estreita colaboração com parceiros comerciais, empreiteiros e equipes de desenvolvimento de projetos para identificar possíveis questões éticas e resolver problemas antes da assinatura de acordos ou contratos.