
Nome do Projeto:
Pulsar
Localização do projeto:
Barra Bonita, Ibitinga, Jaú (SP) e Igaporã (BA)
Área de subfoco:
Educação e Conscientização
Em parceria com o Impact Hub e o Centro Paula Souza, implantamos programas e treinamentos para fortalecer a cultura empreendedora em torno do impacto social positivo em escolas técnicas localizadas no interior de São Paulo.
O projeto Pulsar promove a formação de jovens entre 14 e 18 anos que estudam em Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) através de workshops que fomentam a cultura do empreendedorismo e a partilha de conhecimentos sobre energia. O projeto foi implantado pela primeira vez em 2019 no Estado de São Paulo, nos municípios de Barra Bonita, Ibitinga e Jaú, e no Estado da Bahia em uma escola municipal de Igaporã. Os alunos passam por um processo de treinamento para desenvolver modelos de negócios impactantes envolvendo fontes de energia limpas e sustentáveis. Ao final do treinamento, os alunos apresentam seus projetos em um dia de demonstração para um painel de jurados. Os alunos premiados com os três primeiros projetos são premiados com uma visita ao nosso complexo solar Guaimbê. No ano passado, mais de 1.000 alunos participaram do programa.
Em 2020, a iniciativa foi implementada no Estado de São Paulo, nos municípios de Bauru, Mogi Mirim, São Pedro e Barra BonitaDevido a pandemia as atividades aconteceram de forma remota contando com a participação de 9 professores e 89 alunos. Os voluntários da AES Brasil atuaram no projeto de forma remota, colaborando com a mentoria e leitura dos projetos desenvolvidos pelos jovens.
Em 2021 o projeto tem a previsão para iniciar ainda no primeiro semestre, em cinco municípios vizinhos às operações da AES Brasil e será realizado de forma remota.
Impacto:
129 alunos
Parceiros:
Impact Hub e Centro Paula Souza