Na próxima terça-feira, 23 de novembro, a Escola Faustina Lisboa Pinheiro do município de Araci, na Bahia, recebe o projeto Biblioteca Futuro, que visa convidar os 230 alunos e educadores do ensino infantil I e II e fundamental I da instituição a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um acervo de 850 novos livros.
O acervo e revitalização do espaço é uma das ações do projeto que tem realização da Rede Educare e patrocínio da empresa AES Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, e parceria da Secretaria de Educação do município de Araci.
Por meio da estrutura e títulos oferecidos no novo espaço, os alunos terão contato com livros atuais e também temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar.
“O projeto reforça o nosso compromisso em promover o desenvolvimento da educação nas comunidades. Acreditamos que esse investimento é um dos principais vetores para gerar impacto e transformação”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Brasil.
A ambientação do projeto dialoga com os temas trazidos pelos livros e pelas reflexões permitidas a partir do aprendizado. Na parede azul, temas voltados a reciclagem e coleta seletiva, em conjunto com livros com conteúdo de sustentabilidade. Na parede verde, informações sobre energias renováveis e ciclo da água, espaço de descoberta através dos brinquedos e elementos da Ludoteca, além da construção da relação de altura e formas geométricas. Por fim, na parede branca, um espaço para desenvolvimento da criatividade infantil, trazendo questões de letramento, alfabetização e atividade psicomotora, associados a informações sobre sistema solar.
“Estou encantada com a estrutura da nossa biblioteca, que é de suma importância em todos os ciclos, principalmente para a alfabetização dos alunos. Nesse ambiente serão desenvolvidas ações de leitura ao projeto inserido no currículo escolar, o que irá trazer grande impacto positivo na aprendizagem dos nossos alunos e benefícios para a nossa cidade e a comunidade da Bombinha”, afirma Nelci Santos, gestora da escola.
Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Biblioteca Futuro conta com capacitações certificadas em formato online para os educadores sobre a mediação de leitura, utilização do espaço e conceitos do projeto, contação de histórias e alfabetização.
“Com esse projeto buscamos sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, afirma a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.
Sobre a Rede Educare
A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 13 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.
Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Informações para imprensa I AES Brasil
InPress Porter Novelli
Andréa Almeida – andrea.almeida@inpresspni.com.br
Luiza Machado – luiza.machado@inpresspni.com.br
(11) 99246-4532 e (13) 98181-2670
Informações para a imprensa I Rede Educare
Priscila Oliveira | priscila@redeeducare.com.br