Pular para o conteúdo principal
  • Nossos produtos Nossos produtos Nossos produtos
  • Sustentabilidade Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco
  • Investidores
  • Conheça AES Conheça AES Conheça AES
  • My AES
    Choose your location
    PT-BR
    Choose location

    AES Global

    AES Local

    Andes Argentina Brasil Bulgaria Chile Colombia Dominicana El Salvador Hawai‘i Indiana México Miami Valley Lighting Ohio Panama Puerto Rico Vietnam
    Buscar
    Search AES

    AES Brasil e Litro de Luz realizam oficinas educacionais em escolas públicas do interior de São Paulo

    Iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes e auxiliar comunidades sem acesso adequado a energia elétrica AES Brasil e Litro de Luz realizam oficinas educacionais em escolas públicas do interior de São Paulo

    São Paulo, 15 de junho de 2021 – Em busca de contribuir de forma positiva com o desenvolvimento social, econômico e ambiental nas comunidades próximas de suas operações, a AES Brasil em parceria com a ONG Litro de Luz promoveu entre os dias 9 e 11 de junho oficinas de educação, conscientização e montagem de lampiões solares para crianças e adolescentes de escolas públicas em Guaimbê e Ouroeste, municípios localizados no interior de São Paulo.

    A ação faz parte do Programa Caminhos AES Brasil, iniciativa da Companhia que centraliza os projetos sociais, e visa reforçar os atributos de sustentabilidade nas comunidades onde a Companhia possui operações.

    “A AES Brasil preza pelo desenvolvimento e bem-estar das regiões onde atua, por isso, busca implementar projetos que envolvam as crianças e adolescentes e ofereçam novos conhecimentos, desenvolvam habilidades e impulsionem a inovação social por meio de atividades educacionais e inclusivas. Este projeto conecta os alunos do interior de São Paulo com as comunidades no sertão da Bahia que receberão os lampiões posteriormente”, comenta Andréa Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Brasil.

    Com o aval das Secretarias de Educação de Guaimbê e Ouroeste, e seguindo as orientações dos órgãos competentes de saúde sobre a prevenção ao coronavírus, as atividades foram realizadas de forma online na EMEF José de Souza Cabral, em Ouroeste, e no formato híbrido, simultaneamente presencial e online na Escola Estadual José Belmiro Rocha, em Guaimbê. Ao todo, neste primeiro momento, a iniciativa impactou mais de 70 crianças e adolescentes.

    De forma instrutiva, as oficinas apresentaram temas como sustentabilidade, energias renováveis e conceitos básicos de eletricidade, além da montagem dos lampiões solares compostos com soluções sustentáveis por garrafas PET, cano de PVC, painéis solares e lâmpadas LED que serão destinados, posteriormente às comunidades que não possuem acesso adequado à rede elétrica no sertão da Bahia.

    “Desde 2019, ano que firmamos nossa parceria com a AES Brasil, temos levado iluminação para as comunidades mais carentes nas regiões onde a Companhia atua. Ao todo, naquele ano, instalamos mais de 60 lampiões e 5 postes nas comunidades de Gurunga em Caetité (BA) e Tabocas em Igaporã (BA). Hoje, a fim de reforçar o bem-estar e desenvolvimento dos moradores do sertão da Bahia, levaremos mais 73 soluções de lampião solar para quem ainda não possui acesso adequado à rede elétrica”, afirma Camila Hammes, coordenadora de projetos do Litro de Luz.

    A oficina contou também com a participação de colaboradores da AES Brasil que fazem parte do Programa de Voluntariado Corporativo. Os voluntários puderam falar sobre a atuação da Companhia, geração de energia e sobre a planta solar existente em cada um dos municípios.

    Sobre a AES Brasil

    Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,0 GW. Toda a energia gerada é proveniente de nove usinas hidráulicas, três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que estão localizadas no estado de São Paulo, dos Complexos Eólicos Alto Sertão II (BA), Ventus (RN) e MS e Santos (CE e RN) e dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste (SP). Além disso, conta ainda com o Complexo Eólico Tucano em construção na Bahia com 322 MW e um pipeline de projetos, chamado Complexo Eólico Cajuína (RN), formando um novo cluster de geração no Rio Grande do Norte.

     

    Informações para imprensa – AES Brasil

    InPress Porter Novelli

    Andréa Almeida andrea.almeida@inpresspni.com.br

    Gabriella Brito – gabriella.brito@inpresspni.com.br

    (11) 99246-4532 e (11) 94264-6300

     

    Sobre a ONG Litro de Luz

    Presente nas cinco regiões do país, o Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED. A organização é um dos mais de 15 chapters do movimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas em 2011 inspirado na solução criada em 2001 pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser, a "Lâmpada de Moser”: garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da refração proporcionava uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts. No mundo, mais de 1 milhão de pessoas já foram impactadas pelo Liter of Light, trabalho reconhecido por importantes premiações como o World Habitat Awards, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o Prêmio Nobel de energia sustentável. O Litro de Luz Brasil teve início em 2014 e já impactou mais de 17 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários, sempre ensinando e montando as soluções em conjunto com os moradores das comunidades mais vulneráveis do país (ribeirinhas, quilombolas, urbanas, rurais e indígenas).

    Back to top

    Copyright © 2009-2023 The AES Corporation. All rights reserved. Terms of Use | Privacy

    Reproduction in whole or in part in any form or medium without the express written permission of The AES Corporation is prohibited. AES and the AES logo are trademarks of The AES Corporation. 

    Nossos produtos
  • Nossas ofertas
  • Seu perfil
  • Sustentabilidade
  • Crescimento limpo & inovação
  • Nossas pessoas
  • Parcerias com a comunidade
  • Relatórios e políticas
  • Estratégia de sustentabilidade
  • Trabalhe conosco
  • Conheça nossas pessoas
  • Trabalhe Conosco
  • Para a imprensa
  • Comunicados de imprensa
  • Para sócios
  • Contratados e fornecedores
  • Sobre nós
  • Nossa história
  • Nossa liderança
  • Global x local
  • Fale conosco
  • LGPD
  • Ética & compliance
  • Jump back to top