Pular para o conteúdo principal
  • Nossos produtos Nossos produtos Nossos produtos
  • Sustentabilidade Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco
  • Investidores
  • Conheça AES Conheça AES Conheça AES
  • My AES
    Choose your location
    PT-BR
    Choose location

    AES Global

    AES Local

    Andes Argentina Brasil Bulgaria Chile Colombia Dominicana El Salvador Hawai‘i Indiana México Miami Valley Lighting Ohio Panama Puerto Rico Vietnam
    Buscar
    Search AES

    Projetos sociais da AES Brasil levam benefícios a municípios do interior da Bahia

    Projetos sociais da AES Brasil levam benefícios a municípios do interior da Bahia

    Programa AES Brasil Gera+, as iniciativas promoveram educação, cultura, segurança hídrica e empreendedorismo nas comunidades locais
     

    São Paulo, 17 de janeiro de 2023 - Ao longo de 2022, a AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, realizou projetos sociais em cidades do interior da Bahia com o intuito de promover ações de segurança hídrica, inclusão produtiva e educação. Ao todo foram contempladas cinco cidades: Tucano, Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí,

    No calendário de atividades foi concluída a construção de um reservatório de água para uma comunidade da cidade de Pindaí; e para desenvolver o empreendedorismo local pequenos produtores de Guanambi e Pindaí estão recebendo capacitações sobre agricultura familiar para que possam ampliar sua produção e geração de renda.

    No âmbito da educação, a cidade de Tucano contou com a reforma e adaptação de uma creche, beneficiando mais de 200 crianças. Reforçando a importância de entretenimento e de aspectos lúdicos, entre agosto e setembro de 2022, quase 1.300 pessoas nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí tiveram a oportunidade de assistir sucessos do cinema ao ar livre no “Cine na Praça Itinerante.

    As iniciativas fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

    A AES Brasil entende as necessidades das comunidades e atua para que os objetivos traçados em conjunto com parceiros sejam alcançados, melhorando vidas e disseminando conhecimento. O programa tem como norte as políticas de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado, que direcionam a estratégia de atuação junto às comunidades vizinhas aos empreendimentos da companhia.

    “No interior da Bahia, ano passado, os projetos do Programa AES Brasil Gera+ foram focados nos pilares de segurança hídrica, inclusão produtiva e educação. As iniciativas visaram contribuir para o desenvolvimento sustentável, estimular o empreendedorismo, além de apoiar a educação por meio de apoio na adequação de uma unidade educativa, para oferecer ambientes que estimulem o aprendizado”, disse Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil.

     

    Conheça mais detalhes das iniciativas realizadas pela AES Brasil em benefício da população da Bahia:

     

    Segurança Hídrica - Construção de reservatório de água em Pindaí

    Articulado junto à Prefeitura do município e os moradores da comunidade de Contendas em Pindaí, o Grupo IK, Insect Kill Saneamento Ambiental, em parceria com a AES Brasil construiu um reservatório de 50 mil litros para o armazenamento de água proveniente da nascente. O objetivo da ação foi melhorar o acesso à água para a comunidade. O reservatório foi entregue em maio de 2022.

    Para garantir a qualidade da água, a iniciativa ofereceu uma capacitação para o técnico da prefeitura que é responsável pela manutenção do reservatório. Já os residentes da comunidade tiveram oficinas sobre conscientização em recurso hídrico, cuidados e higiene.

    Inclusão Produtiva

    A AES Brasil em parceria com a Adel - Agência de Desenvolvimento Econômico Local, está desenvolvendo projeto de impacto social de desenvolvimento rural sustentável, com a participação de 50 agricultores locais que atuam em modalidade de agricultura familiar voltada primordialmente para subsistência, com comercialização de excedentes. O projeto teve início em 2022 e oferece capacitações para 40 produtores rurais, sobre diversas temáticas dentre eles: associativismo, cooperativismo, Horticultura e Manejo Agroecológico dos Solos e adubos orgânicos etc. para pequenos agricultores das comunidades de Contendas e Tabua (Pindaí) e Tabua dos Alves (Guanambi)

    Para contribuir com a melhoria da produção e potencializar a geração de renda desses produtores no mercado local são realizadas sessões e visitas de campo mensais de assessoria técnica e gerencial nos processos de produção, gestão e venda. Também acontecem articulações para inserir os agricultores em programas de A conclusão está prevista para final do primeiro semestre de 2023.

    Cine na Praça Itinerante

    Como forma de levar mais cultura para cidades no interior da Bahia, a AES Brasil patrocinou o projeto Cine na Praça Itinerante, realizado entre os dias 11 de agosto e 02 de setembro. No total foram quase 1.300 espectadores das cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí.

    A ação, realizada em parceria com a Quest, ofereceu também uma oficina de Stop Motion, com o uso de materiais recicláveis para a confecção dos personagens dos filmes, que contou com a participação de quase 150 alunos da rede pública dos municípios.

     

    Reforma de espaços em Creche - Tucano (BA)

    A AES Brasil, em conjunto com a Unipar e parceria com a Rede Educare e Secretaria Municipal de Educação, realizou um projeto de educação no município de Tucano, finalizado em maio de 2022. O objetivo foi contribuir com o desenvolvimento local por meio de iniciativas educacionais e da melhoria da qualidade do espaço escolar para o desenvolvimento das crianças e qualificação dos educadores.

    A escola participante foi a Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Aras, localizada no Distrito de Caldas do Jorro, que atende mais de 200 crianças de 1 a 3 anos. A ação realizada consistiu na reforma e adaptação em três espaços da creche: “Cantinho do Aprender”, uma brinquedoteca com novos móveis, brinquedos e livros educativos; “Cantinho do Brincar”, com novo playground e revitalização da área, e o “Cantinho do Comer”, com novo refeitório, mesas adequadas e ambientação lúdica.

    Sobre a AES Brasil

    Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

    Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

    Contatos para imprensa – AES Brasil:

     

    InPress Porter Novelli

    Natália Baggio – natalia.baggio@inpresspni.com.br - (11) 99335-1865

    Alexandre Carvalho – alexandre.carvalho@inpresspni.com.br - (11) 99329-0909

    Samia El Saifi - samia.saifi@inpresspni.com.br - (11) 94004-1622

    1.Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína.

    Back to top

    Copyright © 2009-2023 The AES Corporation. All rights reserved. Terms of Use | Privacy

    Reproduction in whole or in part in any form or medium without the express written permission of The AES Corporation is prohibited. AES and the AES logo are trademarks of The AES Corporation. 

    Nossos produtos
  • Nossas ofertas
  • Seu perfil
  • Sustentabilidade
  • Crescimento limpo & inovação
  • Nossas pessoas
  • Parcerias com a comunidade
  • Relatórios e políticas
  • Estratégia de sustentabilidade
  • Trabalhe conosco
  • Conheça nossas pessoas
  • Trabalhe Conosco
  • Para a imprensa
  • Comunicados de imprensa
  • Para sócios
  • Contratados e fornecedores
  • Sobre nós
  • Nossa história
  • Nossa liderança
  • Global x local
  • Fale conosco
  • LGPD
  • Ética & compliance
  • Jump back to top