Pular para o conteúdo principal
  • Nossos produtos Nossos produtos Nossos produtos
  • Sustentabilidade Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco Trabalhe Conosco
  • Investidores
  • Conheça AES Conheça AES Conheça AES
  • My AES
    Choose your location
    PT-BR
    Choose location

    AES Global

    AES Local

    Andes Argentina Brasil Bulgaria Chile Colombia Dominicana El Salvador India Indiana México Miami Valley Lighting Ohio Panama Puerto Rico Vietnam
    Buscar
    Search AES

    Balanço das iniciativas da AES Brasil desenvolvidas em 2020 reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade

    No último ano, a Companhia investiu mais de R$14 milhões em ações socioambientais nas regiões em que atua. Balanço das iniciativas da AES Brasil desenvolvidas em 2020 reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade

    São Paulo, 9 de março de 2021 – A construção de uma companhia cada vez mais sustentável e alinhada aos conceitos ESG contribuíram para que a AES Brasil registrasse importantes resultados socioambientais em 2020. Mesmo com os desafios sem precedentes que surgiram no ano por conta da disseminação do novo coronavírus, mais de R$14 milhões foram investidos pela empresa em ações socioambientais com foco nas comunidades vizinhas às suas operações.

    “A AES Brasil é uma das maiores geradoras de energia elétrica renovável do País. Já somos benchmark nos pilares Ambiental e Social com nossa matriz energética 100% renovável, e agora avançamos ainda mais em Governança, com o processo de migração para o Novo Mercado. Mesmo com os desafios gerados pela pandemia do novo coronavírus, em 2020 reafirmamos a nossa excelência operacional e administrativa e nosso compromisso com a geração de valor, sempre orientados pelos mais altos padrões ESG”, afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

    Os resultados socioambientais da Companhia foram publicados recentemente por meio do lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2020, que traz informações sobre o desempenho econômico, social e ambiental da empresa, além de suas práticas em governança.

    Meio Ambiente

    Com relação aos projetos ambientais, em 2020 diversos programas como recuperação de nascentes, monitoramento da qualidade das águas dos reservatórios das usinas hidrelétricas e manutenção da fauna foram realizados pela AES Brasil no entorno de suas operações.

    A proteção e preservação da flora por meio de reflorestamento, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, foi contemplada entre as ações protetivas e de recuperação deste bioma e do cerrado brasileiro. Além de ter engajado outras empresas por meio da iniciativa, a AES concluiu o plantio de 243,4 hectares, cumprindo a meta de 243 hectares de reflorestamento estabelecida para o ano.

    Para contribuir no combate às mudanças climáticas e, seguindo a trajetória de investimentos em fontes renováveis, a Companhia assumiu a meta de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2025 e positivá-las até 2030. O compromisso coincidiu com os cinco anos da assinatura do Acordo de Paris, realizado em 12 de dezembro de 2015, que rege medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aumento do aquecimento global e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável.

    Outra iniciativa de destaque foi a realização da segunda fase do Programa de Manejo Pesqueiro que introduziu 2,5 milhões de alevinos nos reservatórios das usinas da AES Brasil localizadas no interior de São Paulo: Água Vermelha, Bariri, Barra Bonita, Buritama, Caconde, Euclides da Cunha, Ibitinga, Limoeiro, Mogi Guaçu, Nova Avanhandava e Promissão. O repovoamento foi feito com as espécies Pacu Guaçu, Piracanjuba, Curimbatá, Dourado, Piapara e Tabarana, minimizando o impacto provocado pela construção de barragens hidrelétricas e auxiliando o equilíbrio da fauna aquática dos rios Tietê, Pardo, Grande, Mogi Guaçu e Piracicaba.

    Por fim, a recertificação da ISO 14.001 que especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental e permite que empresas desenvolvam uma estrutura de proteção ao meio ambiente, também foi contemplada no desempenho ambiental apresentado pela empresa em 2020. 

    Atuação social

    A atuação social da AES Brasil se dá por meio de programas com as comunidades e investimento em seus colaboradores.

    A AES Brasil entende que o bom relacionamento com as comunidades vizinhas às suas usinas é essencial para o desenvolvimento de suas operações e para promover impactos positivos locais. Com isso, no ano passado, foi criado o Programa Caminhos AES Brasil que passou a centralizar as iniciativas promovidas pela Companhia.

    Devido à necessidade de distanciamento social, algumas iniciativas foram adaptadas para realização remota, como oficinas de capacitação de professores do Projeto Geração+ com cerca de 200 professores de escolas de Ouroeste, Indiaporã, Mira Estrela, Promissão, Sabino, Guaimbê e Brejo Alegre, todas do interior de São Paulo, além de formação de jovens de 4 ETECs de Barra Bonita, Bauru, Mogi Mirim e São Pedro na cultura do empreendedorismo por meio do Projeto Pulsar.

    A promoção da diversidade também está contemplada com o compromisso da AES Brasil com a sustentabilidade. Segundo Clarissa Sadock, CEO da Companhia, a empresa também passa pela construção de um ambiente de trabalho livre de discriminação e preconceito, e cada dia mais inclusivo. “O posicionamento da AES em relação à diversidade está expresso em nossa Política de Diversidade e Inclusão e na Declaração de Compromissos sobre Direitos Humanos. Buscamos reforçar a diversidade em nossos projetos e estratégias de negócios. Entendemos que a diversidade é um impulso para a inovação e melhoria dos diferentes processos da Companhia”, afirma.

    Em 2020, foi lançado internamente o Programa de Diversidade & Inclusão. A iniciativa, demandada pela Diretoria como uma frente estratégica de atuação, foi construída a partir de um censo realizado para identificar as opiniões e percepções dos colaboradores sobre a cultura de diversidade na AES Brasil.

    De acordo com a pesquisa, cerca de 65% dos colaboradores gostariam de atuar ativamente em ações de promoção da diversidade e entendem que essas iniciativas melhoram o clima organizacional da empresa. O censo também serviu para priorizar os cinco pilares sobre os quais o Programa de Diversidade e Inclusão trabalhará – Gênero, Cultura, LGBTQIA+, Origens e Pessoas com Deficiência (PCDs).

    Governança

    Ainda com o objetivo de garantir uma sólida estrutura de capital e fortalecer o compromisso da empresa com os pilares ESG, a AES Brasil está fazendo a migração para o Novo Mercado, segmento de governança mais elevado da B3. Anunciado em dezembro de 2020, a Companhia tem trabalhado em um plano de reorganização societária, que resultará na criação de uma holding. A previsão é que o projeto seja finalizado ainda no primeiro trimestre de 2021.

    “Está em nosso DNA a promoção da ética e da sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Alinhamos nossas Diretrizes a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela ONU. E há mais de dez anos a AES Brasil faz parte de importantes movimentos ligados às práticas de ESG e à promoção de direitos humanos como o Pacto Global, também liderado pela ONU, e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3”, comenta Clarissa Sadock. “Para nós é de extrema importância pautar os negócios em iniciativas que gerem impactos positivos ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.”

    A AES Brasil entende que o Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de transparência junto a todos os seus públicos de relacionamento, por isso, sua publicação acompanha a divulgação dos resultados financeiros da empresa no ano de 2020. Para mais informações, acesse: https://aesbrasil.com.br/relatorios-de-sustentabilidade/.

    Sobre a AES Brasil

    Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 4,0 GW. Toda a energia gerada é proveniente de nove usinas hidráulicas, três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que estão localizadas no estado de São Paulo, dos Complexos Eólicos Alto Sertão II (BA), Ventus (RN) e MS e Santos (CE e RN) e dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste (SP). Além disso, conta ainda com o Complexo Eólico Tucano em construção na Bahia com 322 MW e um pipeline de projetos, chamado Complexo Eólico Cajuína (RN), formando um novo cluster de geração no Rio Grande do Norte.

     

    Informações para imprensa

    InPress Porter Novelli

    Andréa Almeida andrea.almeida@inpresspni.com.br

    Gabriella Brito – gabriella.brito@inpresspni.com.br

    (11) 99246-4532 e (11) 94264-6300

    Back to top
    Nossos produtos
  • Nossas ofertas
  • Seu perfil
  • Sustentabilidade
  • Crescimento limpo & inovação
  • Nossas pessoas
  • Parcerias com a comunidade
  • Relatórios e políticas
  • Estratégia de sustentabilidade
  • Trabalhe conosco
  • Conheça nossas pessoas
  • Trabalhe Conosco
  • Para a imprensa
  • Comunicados de imprensa
  • Para sócios
  • Contratados e fornecedores
  • Sobre nós
  • Nossa história
  • Nossa liderança
  • Global x local
  • Fale conosco
  • LGPD
  • Ética & compliance
  • Jump back to top